Salvador confirma terceiro caso de varíola dos macacos; paciente está em isolamento
De acordo com a SMS, o paciente reside na cidade e tem 31 anos.
Salvador registrou o terceiro caso da varíola dos macacos (monkeypox). A confirmação foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta quarta-feira (20/7). Com isso, todos os três casos da doença na Bahia foram identificados na capital.
De acordo com a SMS, o paciente reside na cidade e tem 31 anos. Os sintomas, como febre de início súbito, dor lombar, erupção cutânea e dor de cabeça, começaram no dia 13 de julho. Ele está isolado em casa e apresenta boa evolução.
SOBRE A MONKEYPOX
A varíola dos macacos é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!