Diabetes: saiba quais são os cuidados para combater a doença
Segundo pesquisa, o Brasil é o 5º país com maior incidência de pacientes diagnosticados com diabetes no mundo
No dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, uma condição clínica causada pelo excesso de glicose no sangue, que atinge 16,5 milhões de brasileiros, de acordo com último levantamento da Federação Internacional de Diabetes, divulgado em 2019.
Para alertar sobre a doença, a data representa uma oportunidade para conscientizar a população para a prevenção e cuidados com o diabetes, principalmente porque ainda existem muitas pessoas que vivem com o problema e não sabem. Quem faz o alerta é a endocrinologista e diretora médica do Leme, marca de medicina diagnóstica da Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil, Dra. Marla Cruz. “Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico com início do tratamento adequado, menor o efeito da glicose nos órgãos alvo, diminuindo o desenvolvimento das complicações”.
A doença é diagnosticada através de um exame de sangue que mostra se há alteração na taxa de glicemia e, para ter certeza do resultado é necessário a realização de outros exames mais aprofundados como hemoglobina glicada e o teste oral de tolerância à glicose, mais conhecido como Curva Glicêmica. “A hemoglobina glicada é a média da glicemia nos últimos 3 meses, já no teste oral de tolerância à glicose, o paciente ingere uma quantidade de açúcar para vermos a resposta dessa sobrecarga com a glicemia” afirma a especialista.
A doença é dividida em dois tipos: genética (tipo 1) e adquirida ao longo da vida (tipo 2). O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune tratada com uso de insulina, planejamento alimentar e atividades físicas para controlar o nível de glicose no sangue. Já o diabetes tipo 2 é definido quando o organismo não consegue usar devidamente a insulina que produz ou a produção é insuficiente. No tipo 2, a doença pode ser controlada com atividade física e planejamento alimentar, mas, em alguns casos, é necessário o uso de insulina e/ou outros medicamentos orais.
“É muito importante fazermos exames periódicos para detecção de doenças, principalmente quando a pessoa apresentar sintomas como perda de peso, excesso de ingestão de água, sede excessiva e aumento do número de vezes de querer urinar”, alerta Dra. Marla.
A especialista afirma que manter um estilo de vida saudável é fundamental para que a doença seja controlada, incluindo uma rotina ativa, alimentação com dieta equilibrada, acompanhamento médico regular. “A manutenção do peso adequado através de uma dieta balanceada e exercícios físicos previne muitas doenças, incluindo a diabetes” orienta a médica.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!