Conheça Mick, o cãozinho contratado para alegrar pacientes do Hospital Municipal de Salvador
Para conseguir esse emprego, o animal precisa ter um currículo robusto: além de um bom temperamento, é preciso passar por uma série de treinamentos e avaliações, estar sempre bem limpinho e com as vacinas em dia
Os pacientes adultos e crianças do Hospital Municipal de Salvador (HMS), no bairro da Boca da Mata, ganharam um novo terapeuta: o cãozinho Mick, da raça Golden Retriever. Ele foi "contratado" pela unidade de saúde para realizar um trabalho de terapia assistida por animais (TAA), método já usado em outros hospitais do Brasil.
Mas, para conseguir esse emprego, o animal precisa ter um currículo robusto: além de um bom temperamento, é preciso passar por uma série de treinamentos e avaliações, estar sempre bem limpinho e com as vacinas em dia.
Antes de ser contratado, Mick passeou pelo HMS devidamente fardado e com crachá. Nas visitas aos pacientes internados, ele trouxe muita alegria, o que ajuda na recuperação. "Se pudermos ajudar a trazer um alento, um sorriso ao rosto de alguém e dar-lhe um pouco de alívio durante o tratamento, então tudo vale a pena", apontou o gerente médico do hospital, José Mário Meira Teles.
O diretor geral do HMS, Gustavo Mettig, disse que a ação foi elaborada com as equipes assistenciais e de controle de infecção hospitalar, em parceria com a empresa Dogville, para garantir o cuidado com a saúde dos pacientes e colaboradores, além da segurança do bichinho. "É uma intervenção planejada que certamente alcançará efeito geral salutar aos pacientes e colaboradores do hospital".
BENEFÍCIOS
A terapia assistida por animais traz diversos benefícios. Estudos demonstram que 15 minutos de contato com os bichos colaboram para o alívio da ansiedade, da pressão arterial, da alta frequência cardíaca, do estresse e da depressão.
Além disso, a TAA também promove melhorias na comunicação, memória, concentração, afetividade, autoestima, estabelecimento de vínculos e prática de atividades físicas, tornando mais fácil até mesmo atividades de fisioterapia.
LEIA MAIS: Polícia investiga invasão e furto de objetos da Academia de Letras da Bahia
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!