Celebridades

Cantor Jau é barrado em restaurante luxuoso de Salvador e denuncia ato de racismo; "faltava-me os olhos azuis"

O Sette Restaurante ainda não se pronunciou sobre o ocorrido em suas redes sociais.

Por Da Redação

Cantor Jau é barrado em restaurante luxuoso de Salvador e denuncia ato de racismo; "faltava-me os olhos azuis"arquivo pessoal

O cantor Jau e sua equipe foram impedidos de entrar no Sette Restaurante, localizado no bairro da Barra, em Salvador, na noite dessa quinta-feira (2/12). Em vídeo postado nas redes sociais, o artista denuncia o que chama de ato de racismo.


Em vídeo publicado no Instagram e apagado logo em seguida, Jau disse que o restaurante justificou sua "inconformidade com o local" por causa das roupas. O cantor e compositor, então, mostrou seu "indumentário" e questionou se esse realmente seria o problema.


"Com toda humildade do Planeta Terra, eu acho que um cidadão vestido dessa forma pode entrar em qualquer ambiente, independentemente da cor dele. Ele vestido dessa forma só pode ser barrado no ambiente se houver algum problema racial, ou se houver algum problema de índole, ou se houver algum problema com essa pessoa, que não é meu caso. Eu sou artista da terra. Fui no restaurante Sette, fui barrado, impedido de entrar porque estava vestido assim", inicia o cantor.


"Não era a indumentária, faltava-me talvez olhos azuis e cabelos louros, não os tenho, não culpo que os tem, não os quero ter, mas preciso da minha liberdade de ir e vir e hoje o restaurante Sette foi preconceituoso comigo e minha equipe não deixando a gente adentrar ao espaço. Não é um lugar democrático, não é um lugar frequentável, é um lugar racista", denuncia Jau.





O Sette Restaurante se pronunciou sobre o ocorrido nesta sexta-feira (3/12) através do Instagram. Na nota de esclarecimento, alegam que o cantor não seguia um código de vestimenta formal.


"Vale esclarecer que o segurança da casa informou ao acompanhante de Jau que o restaurante adota um código de vestimenta formal, inclusive mostrando placa afixada na porta do estabelecimento". 


O estabelecimento alegou ainda que, em imagens capturadas pelas câmeras de segurança, "vê-se claramente que o acompanhante do cantor não estava usando vestimentas de acordo com o dress code estabelecido (usava bermuda), bem como chapéu utilizado pelo artista, motivos estes que levaram o segurança a informá-lo da necessidade de adequação para acesso ao local"


"Não há impedimento legal para que bares e restaurantes privados estabeleçam seus códigos de vestimenta (ou dress code), desde que o deixem claro na entrada do estabelecimento, sites e mídias sociais, de modo que o consumidor possa ser previamente informado. Trata-se de aplicação prática do direito à informação previsto no art. 6º, III do CDC."


 


O restaurante foi inaugurado recentemente e, há pouco mais de um mês, virou notícia quando parte do teto desabou após uma forte chuva.


LEIA MAIS: Teto de restaurante de luxo desaba em Salvador por conta das fortes chuvas


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.