Conheça compositores baianos por trás de sucessos da música nacional
No Dia do Compositor Brasileiro, conheça compositores baianos que marcam a música brasileira
Por Júlia Naomi.
O Dia do Compositor Brasileiro foi criado em 7 de outubro de 1948, em uma luta do cantor e compositor Herivelto Martins (1912 – 1992) pelo reconhecimento de artistas criadores de letras e melodias. Pensando nisso, o Aratu On preparou uma lista de sucessos da música nacional escritos por compositores baianos, que se tornaram célebres na voz de outros intérpretes.
Herivelto Martins compôs clássicos da música popular, como “Ave Maria no Morro” e “Aqui se Faz, Aqui se Paga”, em parceria com Nelson Gonçalves. Ele integrou a União Brasileira dos Compositores (UBC) e ajudou a regulamentar a profissão no país.
Sucessos nacionais escritos por compositores baianos
Boas Festas - marchinha considerada um dos hinos natalinos do Brasil, a música critica desigualdades sociais em um país em que Papai Noel não consegue levar felicidade para todos. Interpretada por nomes como Carlos Galhardo, Simone e a banda Novos Baianos, ela foi escrita por Assis Valente, de Santo Amaro, em 1932.
Brasil Pandeiro - faixa do álbum Acabou Chorare, dos Novos Baianos, a música foi escrita por Assis Valente para Carmen Miranda em 1941, mas a artista não aceitou gravar a canção. O registro original é dos Anjos do Inferno, mas há também uma versão de Maria Bethânia.
Baianidade Nagô - a música que há 33 anos embala o carnaval de Salvador, com versos que inspiram o orgulho e o deleite de ser baiano, foi composta por Evandro Rodrigues, que tinha apenas 21 anos na época do lançamento. A canção foi gravada pela primeira vez em 1992, pela Banda Mel, mas possui versões nas vozes de Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Netinho, Ricardo Chaves e outros tantos intérpretes.
Faraó - imortalizada na voz de Margareth Menezes, a letra da música foi escrita para concorrer no Festival de Música e Artes do Olodum (FEMADUM), com o tema "líder do Império Egípcio", em 1987. Luciano Gomes, que era ala de canto do grupo musical, nasceu no Bonfim e tinha 19 anos quando escreveu o hino repleto de conhecimento histórico.
Cada Macaco no Seu Galho - o samba gravado por Gilberto Gil e Caetano Veloso foi escrito pelo baiano Clementino Rodrigues. Mais conhecido como Riachão, leu em um jornal em sua adolescência que “se o Rio não escreve, a Bahia não canta”. Indignado, o soteropolitano do bairro do Garcia nunca deixou de compor. Riachão faleceu em 2020, aos 98 anos.
Vá Morar com o Diabo - gravada por Cássia Eller, a canção também foi escrita por Riachão, após escutar um amigo reclamando da esposa. Em entrevista ao O Globo, em 2013, ele declarou "Eu fiz porque a música veio. Mas eu jamais desejaria uma coisa tão ruim para nenhuma mulher minha".
We Are The Word of Carnaval - famosa nas vozes de Ivete Sangalo, Bel Marques, Daniela Mercury e Saulo Fernandes, a canção é criação do publicitário Nizan Guanaes, no ano 1988. Ela foi escrita para uma campanha publicitária, a fim de arrecadar fundos para as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Mais de 100 artistas participaram da gravação do clipe para o projeto.
Veja onde nasceram compositores baianos que seguem marcando a música brasileira
De ritmos como a MPB, o axé, o samba e o samba-reggae, até as novas gerações de artistas que crescem no rap, soul e eletrônico experimental, a Bahia reverbera sua potência cultural e musical e conquista ouvintes em todo o país. Neste dia especial, veja as cidades onde nasceram compositores baianos que marcaram a identidade musical nacional com músicas autorais.
- Dorival Caymmi – Salvador, BA
- Assis Valente – Santo Amaro, BA
- Riachão – Salvador, BA
- Batatinha – Salvador, BA
- Caetano Veloso – Santo Amaro, BA
- Gilberto Gil – Salvador, BA
- Tom Zé – Irará, BA
- Carlos Pitta – Feira de Santana, BA
- Carlinhos Brown – Salvador, BA
- Gerônimo Santana – Salvador, BA
- Lazzo Matumbi – Salvador, BA
- Margareth Menezes – Salvador, BA
- Durval Lelys – Salvador, BA
- Latieres Leite – Salvador, BA
- Edson Gomes - Cachoeira, BA
- Raul Seixas – Salvador, BA
- Wilson Aragão - Piritiba, BA
- Dinho dos Mamonas Assassinas – Irecê, BA
- Moraes Moreira – Ituaçu, BA
- Luiz Galvão – Juazeiro, BA
- Armandinho Macêdo – Salvador, BA
- Pitty – Salvador, BA
- Russo Passapusso – Feira de Santana, BA
- Duquesa – Feira de Santana, BA
- Luedji Luna – Salvador, BA
- Márcio Victor -Salvador, BA
- Igor Kannário – Salvador, BA
- Giovani Cidreira – Salvador, BA
- Raquel Reis – Raquel Reis, BA
- Melly – Salvador, BA
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).