Novo formato da Copa do Mundo é aprovado pela Fifa; confira
Além do aumento de grupos e, consequentemente, o número de participantes, a nova Copa do Mundo terá alterações também no mata-mata e na duração
Entidade máxima do futebol, a Fifa anunciou nesta terça-feira (14/3) o formato de disputa da próxima da Copa do Mundo, realizada em 2026 em três sedes diferentes: Canadá, Estados Unidos e México. Com o novo modelo, serão 104 partidas no total e 48 seleções.
As mudanças foram anunciadas pelo Conselho da Fifa, em Kigali, capital de Ruanda. A nova forma de disputa terá 12 grupos, quatro a mais que os da última Copa, e cada grupo terá quatro equipes. Há mudanças também na forma de classificação para o mata-mata da competição.
No novo formato, avançarão à fase eliminatória os dois primeiros colocados de cada grupo, e também oito seleções melhores terceiras colocadas. Com a alteração, as equipes que se classificarem às semifinais da Copa do Mundo, disputarão oito jogos, um mais dos que os tradicionais sete.
Anteriormente, a Fifa pretendia aumentar o número de grupos para 16, com três equipes cada. Apesar disso, o projeto foi revisado para “mitiga o risco de conluio e garante que todas as equipes joguem no mínimo três partidas, proporcionando tempo de descanso equilibrado entre equipes concorrentes”.
O número de dias reservados para as equipes se prepararem para o Mundial também será maior que o período aplicado no Catar 2022, quando eram sete dias. A entidade afirma que serão 56 dias contando a preparação antes do torneio, os jogos da Copa e o descanso após a conclusão da competição.
*Com informações da Agência Brasil
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!