Morre Sphen, famoso 'pinguim gay' que adotou filhotes com parceiro na Austrália
Ao ver o companheiro sem vida, Magic começou a cantar para a colônia de pinguins no aquário
Por Juana Castro.
Os dois pinguins viveram juntos por seis anos no aquário de Sydney e criaram dois filhotes cujos ovos foram colocados e abandonados por casais heterossexuais da espécie: Sphengic, nascida em 2018, e Clancy, em 2020. A relação deles se tornou objeto de estudos, livros e documentários sobre as relações entre indivíduos do mesmo sexo no reino animal.
Em declaração nessa quinta-feira (22), o gerente-geral do aquário, Richard Dilly, disse que "o falecimento de Sphen é devastador para a colônia de pinguins, para a equipe e para todos que foram inspirados ou impactados positivamente pela história de Sphen e Magic". "Queremos aproveitar essa oportunidade para refletir e celebrar a vida de Sphen, lembrando o ícone que ele foi, o vínculo único que compartilhou com Magic e o impacto positivo que teve no mundo", acrescentou Dilly.Após a morte do companheiro, Magic, atualmente com oito anos, foi levado ao lado do corpo de Sphen para ajudar a processar a perda e entender que Sphen não retornaria. "Ele imediatamente começou a cantar, o que foi belamente correspondido pela colônia", afirmou o aquário.
"O legado de Sphen viverá através do amor que ele compartilhou com Magic e das importantes mensagens de conservação que eles nos ajudaram a espalhar", destacou o Sea Life Sydney. O aquário também disponibilizou, em seu site, um espaço para quem deseja deixar mensagens de apoio à equipe que cuida dos animais ou uma homenagem para Sphen.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).