Mansões de famosos são atingidas por incêndios em Los Angeles; região da Calçada da Fama é evacuada
As chamas se aproximaram da cidade de Los Angeles no início da noite de quarta-feira (8)
Um novo foco de incêndio foi registrado na região de Los Angeles, nos Estados Unidos, na noite desta quarta-feira (8), com chamas em um parque localizado em Hollywood Hills. A polícia emitiu uma ordem de retirada que abrange uma área próxima à icônica Calçada da Fama.
Entre terça e quarta-feira, os incêndios se espalharam rapidamente pelas cidades da região. O saldo preliminar aponta para cinco mortes e dezenas de imóveis destruídos. As chamas se aproximaram da cidade de Los Angeles no início da noite de quarta-feira (8), horário local, e emissoras de TV exibiram imagens do Runyon Canyon Park em chamas.
The Pacific Palisades in California right now:
Please stop trying to politicize this crap right now. It’s disgusting.
pic.twitter.com/jhm2yCbLgS
— Brian Krassenstein (@krassenstein) January 8, 2025
O parque está localizado na área de Hollywood Hills, uma região conhecida por casas de luxo, vistas panorâmicas e o famoso letreiro de Hollywood. Segundo a CBS, as chamas estão distantes do letreiro, com foco aparentemente em vegetação rasteira. Helicópteros e veículos dos bombeiros estão sendo utilizados no combate ao fogo, que avança rapidamente.
Estrelas de Hollywood, como Mandy Moore, Cary Elwes e Paris Hilton tiveram que evacuar suas casas. O ator James Woods compartilhou imagens das chamas vistas de sua residência.
Our neighbor’s friend sent this video evacuating our area… pic.twitter.com/n8zLWgi3gR
— James Woods (@RealJamesWoods) January 8, 2025
Paris Hilton declarou que está "com o coração partido além das palavras" depois de assistir à própria casa à beira-mar em Malibu "queimar até o chão na TV ao vivo".
Pelas redes sociais, o ator e escritor Billy Crystal também relatou ser uma das vítimas do incêndio. Em um comunicado, ele e a esposa informaram que a casa onde viveram por 45 anos foi destruída pelo fogo. "Criamos nossos filhos e netos aqui. Cada centímetro da nossa casa era cheio de amor. Lindas memórias que não podem ser tiradas", disseram.
An apocalyptic sunrise in Los Angeles, California, as smoke from wildfires blankets the sky. pic.twitter.com/9EXfRFNerm
— Creepy (@creepydotorg) January 8, 2025
Além dessas celebridades, o bairro de Pacific Palisades abriga residências de nomes como Tom Hanks, Reese Witherspoon, Adam Sandler e Michael Keaton. Todos foram obrigados a deixar o local. Em resposta à tragédia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto de desastre federal para a região.
Casas de famosos em Los Angeles foram atingidas pelo incêndio. | Foto: Redes Sociais/X
Fernanda Torres em Los Angeles
Fernanda Torres, que está em Los Angeles para a divulgação do filme Ainda Estou Aqui, compartilhou uma foto impressionante dos incêndios que atingem a região. "Da minha janela, vejo Los Angeles em chamas", escreveu a atriz, que no domingo (5) foi premiada com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama.
Na terça-feira (7), uma sessão de exibição do filme Ainda Estou Aqui, que aconteceria na cidade, foi cancelada. O evento, que seria apresentado por Guillermo del Toro, contaria com a presença de Fernanda Torres e do diretor Walter Salles, que responderiam perguntas do público.
Fernanda Torres, que está em Los Angeles, compartilhou uma foto impressionante dos incêndios que atingem a região. | Foto: Redes Sociais/Instagram
Ordem de retirada
A ordem de retirada da polícia abrange o entorno do parque, com limites em algumas vias, incluindo a Hollywood Boulevard, famosa pela Calçada da Fama.
Em uma coletiva de imprensa, Kevin McGowan, diretor de gestão de emergências do Condado de Los Angeles, afirmou: "Estamos enfrentando um desastre natural histórico. E acho que isso não pode ser enfatizado o suficiente".
Os motoristas em pânico diante do incêndio na Califórnia deixaram tudo para trás. Parece cena de filme catástrofe. pic.twitter.com/OWwW1EZth6
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) January 9, 2025
Até o momento, cerca de 1.900 imóveis, incluindo casas, empresas e escolas, foram destruídos. Aproximadamente 130 mil pessoas foram orientadas a deixar suas residências, e 400 mil residências estão sem energia elétrica.
Embora incêndios florestais sejam comuns na Califórnia, eles não ocorrem com frequência nesta época do ano, já que é inverno no hemisfério norte. Múltiplos focos foram registrados, com a propagação das chamas sendo auxiliada por rajadas de vento superiores a 100 km/h.
O governo do estado estima que mais de 8 mil hectares tenham sido consumidos pelos incêndios em todo o território da Califórnia.
Siga a gente no Insta, Facebook e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).