Mundo

Jornalista diz que sexo oral causou câncer de garganta: 'Me diverti muito para ter arrependimentos'

Max Channon comparou o seu caso com o do ator Micahel Douglas que, em 2013, afirmou que o sexo oral estava por trás do seu câncer na garganta

Por Da Redação

Jornalista diz que sexo oral causou câncer de garganta: 'Me diverti muito para ter arrependimentos'Créditos da foto: Reprodução/Pexels
Um jornalista do "Daily Express", do Reino Unido, afirmou que a prática do sexo oral ocasionou um câncer de garganta.
Max Channon descreveu ao jornal 'The Express' o enfrentamento da doença, e explicou que foi diagnosticado com um carcinoma espinocelular oral positivo numa amígdala: "Então eu vou repetir - o sexo oral me deu câncer. Um carcinoma espinocelular orofaríngeo positivo para HPV16, para ser preciso", explicou.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, o papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo, existindo 100 variações de HPV, dos quais pelo menos 14 são cancerígenas.
As variações 16 e 18 do HPV são responsáveis por 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas. Também há evidências científicas que relacionam o HPV com cânceres do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe.
O jornalista também comparou o seu caso ao do ator Micahel Douglas, que em 2013, afirmou que o sexo oral estava por trás do seu câncer na garganta. "Sexo oral me provocou câncer. Mas eu me diverti muito para ter arrependimentos", comentou Max, que, após tratamento, foi curado da doença.
O câncer de boca, de garganta e de cordas vocais é mais comum em homens que fumam e tem mais de 60 anos, explica o Médico-cirurgião Roberto Santos. Além do alcoolismo e do tabagismo, o câncer de garganta pode ter relação com a exposição ao vírus HPV, que pode ocorrer no parto ou em relações sexuais orais.
+Câncer de cabeça e pescoço tem 80% de chance de cura se detectado precocemente, indica estudo
"Tenho certeza de que ser fumante por 30 anos, gostar de uma festa ocasional e de um copo (ou três) de whisky de vez em quando não ajudou a melhorar as coisas", completou o jornalista Inglês.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a vacina do HPV previne infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas por até nove tipos de HPV e também, previne o câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus e verrugas genitais (condiloma).
LEIA MAIS: Prevenção do suicídio: campanha pede menos estigma e mais diálogo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
 

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.