Um estouro! Após decolagem, foguete de Elon Musk explode nos céus
Devido a um problema em alguns dos 33 motores, o foguete acabou girando e explodiu sob o Golfo do México
O Starship, foguete mais potente do mundo, finalmente decolou nesta quinta-feira (20/4), na base de Boca Chica, no Texas (EUA). Apesar de conseguir ganhar altitude, a aeronave da empresa SpaceX, pertencente ao bilionário sul-africano Elon Musk, não terminou sua missão: o foguete acabou explodindo.
Lançada às 10h33, horário de Brasília, o Starship deixou o chão, mas, minutos depois, apresentou um problema em alguns dos 33 motores, que fez com que a nave girasse e acabasse explodindo sobre o Golfo do México. De acordo com informações da SpaceX, a desacoplação do sistema de propulsão não aconteceu, causando a falha no teste.
CONFIRA A DECOLAGEM
Liftoff of Starship! pic.twitter.com/4t8mRP37Gp
— SpaceX (@SpaceX) April 20, 2023
E A EXPLOSÃO
FTS abort. Well done Booster 7 (and Ship 24)! That was still a big win. Launch site is fine and got a lot of first stage data!
Next up, Booster 9!https://t.co/npUj2AHByW pic.twitter.com/KRxBwsLlKq
— Chris Bergin - NSF (@NASASpaceflight) April 20, 2023
Essa foi a segunda tentativa de testes com o objeto voador de 120 metros. Na última segunda-feira (17), o lançamento precisou ser cancelado após uma das válvulas de pressurização dos motores ter congelado antes do voo.
Apesar do final explosivo, Elon Musk considerou o teste um sucesso, visto que o foguete saiu do chão e conseguiu voar por alguns minutos, mesmo que não tenha conseguido atingir o destino, localizado na região do Oceano Pacífico.
"Parabéns à toda a equipe pelo emocionante primeiro teste de voo integrado.", publicou a empresa no Twitter.
LEIA MAIS: Feriadão: fluxo de veículos no ferry começa a aumentar no terminal de São Joaquim
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!