Mundo

Em meio a manifestações e atos a favor, Suprema Corte do México decide descriminalizar o aborto no país

No entendimento dos magistrados, os artigos do Código Penal que penalizavam a interrupção voluntária da gravidez são inconstitucionais. A prática já é legalizada nos estados de Oaxaca, Veracruz e Hidalgo, além da capital federal, a Cidade do Mexico.

Por Da Redação

Em meio a manifestações e atos a favor, Suprema Corte do México decide descriminalizar o aborto no país Andrea Murcia/Cuartoscuro

A Suprema Corte do México decidiu descriminalizar o aborto no país, em julgamento realizado nesta última terça-feira (7/9). A decisão ocorreu e meio a manifestações contra e a favor da medida. Os atos aconteceram desde a noite anterior.


No entendimento dos magistrados, os artigos do Código Penal que penalizavam a interrupção voluntária da gravidez são inconstitucionais. A prática já é legalizada nos estados de Oaxaca, Veracruz e Hidalgo, além da capital federal, a Cidade do Mexico. Nesses estados, o ato pode ser realizado até a 12º semana de gestação.


Nos demais estados, o aborto só poderia ser feito em casos de estupro e risco de morte da mãe. A decisão, no entanto, permite que os demais locais também legalizem a prática. Para que o aborto seja permitido em todo o país, ainda é necessário que os legislativos regionais regulamentem a legislação. O julgamento da Suprema Corte facilita que eles avancem na formulação desses textos.


Segundo o jornal Folha de S. Paulo, os debates sobre o tema tiveram início na segunda-feira (8), por causa de duas situações ocorridas no país. Duas ações questionavam se era constitucional ou não a condenação de três anos de prisão a mulheres que fizeram abortos de modo clandestino nesses locais. 


De acordo com o Ministério da Saúde do México, a estimativa é que mais de 800 mil abortos clandestinos sejam praticados por ano no país.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.