Covid-19: após crise na saúde, Amazonas zera fila de UTI e já cede leitos a outros estados
Em janeiro deste ano, o estado chegou a ter mais de 500 pessoas aguardando vaga, durante o colapso no sistema de saúde local.
O estado Amazonas zerou a fila de espera para pacientes com Covid-19, conforme informou a Secretaria de Saúde do estado nesta quarta-feira (24/3). Em janeiro deste ano, o estado chegou a ter mais de 500 pessoas aguardando vaga, durante o colapso no sistema de saúde local.
De acordo com a pasta, sete pacientes aguardavam pedidos de transferência de emergência, até a manhã. "Essa quantidade não é considerada fila, tendo em vista que há vagas e as remoções dependem apenas das condições clínicas dos pacientes e da logística de transporte", esclareceu a secretaria ao portal UOL.
Além de zerar a fila de espera, o estado possui, atualmente, uma taxa de 75% de ocupação, e pôde disponibilizar leitos clínicos e de UTIs para pacientes dos estados do Acre e Rondônia. A queda foi alcançada após um rígido plano de isolamento social, com restrição da circulação de pessoas.
LEIA MAIS: Bolsonaro anuncia criação de comitê contra a Covid-19, mas volta a falar em "tratamento precoce"
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.