Confira outros três túneis subterrâneos para pedestres que podem inspirar obra em Salvador
A lista traz construções em Seattle, nos Estados Unidos; Montreal, no Canadá; e em Helsinque, capital da Finlândia
Após o anúncio de que Salvador terá em breve um túnel subterrâneo exclusivo para pedestres, ligando o Campo da Pólvora, no bairro de Nazaré, até o Taboão, na região do Comércio, nós do Aratu On fomos pesquisar sobre outras obras parecidas ao redor do mundo e listamos cinco dessas construções.
Sobre a obra na capital baiana, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) informou que o túnel terá cerca de 825 metros de extensão e deve ficar entre 12 e 50 metros de profundidade. O custo estimado da obra é de R$ 300 milhões.
Bem antes de Salvador pensar em ter a ligação subterrânea no Centro Histórico de Salvador, algumas cidades já apostavam no formato para a circulação de pessoas. Inclusive, em alguns lugares, há até lojas e construções grandiosas, como prédios.
CONFIRA A LISTA
Seattle Underground - Seattle, Estados Unidos
Literalmente uma cidade escondida no subterrâneo de Seattle, o complexo abriga as ruínas da antiga cidade, destruída após um incêndio, em 1898 - sendo que ela havia foi fundada em 1851. Informações do Visite o USA trazem que cerca de 30 quarteirões, e tudo que havia neles, foram destruídos pelas chamas e refeitos com tijolos e pedras, porém, alguns metros acima do original, para evitar os problemas de alagamento.
Mesmo com a “nova” cidade acima, as ruínas de uma Seattle subterrânea ganharam vida com comércios, como lojas, bordéis e até locais para venda de ópio. As ruas foram fechadas durante um surto de Peste no começo de 1900, mas foi reaberta para visitação em 1964 e agora é possível fazer um tour pelas ruínas históricas.
Flickr/JVL
Flickr/JVL
Flickr/JVL
RÉSO - Montreal, Canadá
Túneis, ruas, corredores, centros comerciais e até prédios são elementos presentes no subterrâneo de Montreal, no Canadá. Segundo o ETA Canadá, são 32 km de extensão de uma verdadeira cidade paralela, muito frequentada durante o rigoroso inverno norte-americano. A rede debaixo da terra é interligada por esteiras rolantes e também diversos pontos de conexão com áreas da superfície. São mais de 1500 lojas, hotéis e restaurantes, além de 14 interligações com a rede de metrô.
Montreal Visitor Guide
Ville de Montréal
Montreal Visitor Guide
Helsinque, Finlândia
Representante da Europa, a capital da Finlândia, Helsinque, possui uma grandiosa rede subterrânea, quase como uma outra cidade abaixo do nível domar. A rede de abrigos e construções foram feitas para proteção dos cidadãos em caso de desastres naturais ou mesmo conflitos armados.
Segundo o El País, são mais de 400 túneis e ruas, feitos entre 20 e 80 metros de profundidade. Dessa área, cerca de 30% é aberta para a visitação, enquanto as demais são mantidas em segredo. Do que é possível acessar, há uma área com piscina, chuveiro, estacionamento e acessos para a superfície e ligações com o metrô. A construção começou nos anos 60, durante a Guerra Fria e a expansão continuou nos anos seguintes.
Departamento de Urbanismo de Helsinque
Departamento de Urbanismo de Helsinque
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!