Cidades da Ucrânia sofrem com apagões devido a bombardeios russos; chegada do inverno preocupa famílias

Com a chegada das baixas temperaturas do inverno, a falta de energia preocupa ainda mais, já que as famílias dependem do sistema de aquecimento para sobreviver

Por Bruna Castelo Branco.

Cidades da Ucrânia sofrem com apagões devido a bombardeios russos; chegada do inverno preocupa famíliasReprodução/Folha de S. Paulo/Nasa Worldview

Por causa da Guerra Rússia x Ucrânia, que já matou mais de 40 mil pessoas, estima-se que 50% da rede de energia da Ucrânia tenha sido destruída por bombardeios russos. Há dias, a maior parte da capital, Kiev, está às escuras. As informações são do SBT News.

O presidente Volodymyr Zelensky confirmou que a interrupção do serviço acontece em quase todas as regiões do país. Imagens de satélites confirmam a fala do líder ucraniano: enquanto o continente europeu se acende em inúmero pontos de luz, a Ucrânia aparece como um imenso espaço escuro.

Com a chegada das baixas temperaturas, a falta de energia preocupa ainda mais, já que as famílias dependem do sistema de aquecimento para sobreviver durante o inverno.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) avisou que o inverno na Ucrânia será ainda mais rigoroso se os bombardeios continuarem. Os países europeus e os Estados Unidos financiaram o envio de geradores, mas a estrutura não será suficiente para atender a necessidade do país.

Além disso, a população está sofrendo com a falta de água potável. Os moradores fazem fila para conseguir galões distribuídos pelo governo. "Estamos sem ter o que beber desde ontem, e precisamos para os próximos dias", relatou um ucraniano, em meio à neve.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.