Chanceler alemã, Angela Merkel planeja negociar com Talibã novas retiradas do Afeganistão
Organizações internacionais de ajuda humanitária também deveriam ser autorizadas a trabalhar para melhorar a situação no país, de acordo com a chanceler, Angela Merkel.
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, comunicou neste domingo (5/9) que o país vai conversar com o Talibã sobre como retirar seus trabalhadores contratados que ficaram no Afeganistão.
Merkel alegou que é um bom sinal que o aeroporto de Cabul possa ser utilizado para voos novamente. Ela também defendeu que organizações internacionais de ajuda humanitária sejam autorizadas a trabalhar no país do Oriente Médio.
"Precisamos conversar com o Talibã sobre como podemos continuar a retirar pessoas que trabalharam para a Alemanha do país e em segurança", disse Merkel. enfatizando que o bloco está pronto para negociar com o novo governo do Talibã em Cabul, mas que o grupo islâmico precisa respeitar os direitos humanos, principalmente os das mulheres, e não permitir que o Afeganistão se torne uma base para o terrorismo.
Organizações internacionais de ajuda humanitária também deveriam ser autorizadas a trabalhar para melhorar a situação no país, de acordo com a chanceler alemã. Vale lembrar que duas semanas já se passaram após o Talibã voltar ao poder e o grupo ainda não apontou um governo.
Entre 1996 e 2001, o governo Talibã foi marcado por punições violentas e pela proibição do acesso à educação e ao trabalho para meninas e mulheres, e muitos afegãos e governos estrangeiros temem um retorno a tais práticas.
LEIA MAIS: Mulher transitava de moto com namorado e é assassinada a tiros na Avenida Luís Eduardo Magalhães
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.