Mais de 100 aves silvestres são reintegradas à natureza na Bahia
Encaminhados pelo Cetas, os animais ganharam a liberdade nesta quarta-feira, 9, na Fazenda Raiz, no município de Água Fria
Por Da Redação.
Mais de 100 aves recebidas e examinadas pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) foram reintegradas à natureza, na manhã desta quarta-feira, 9, na Fazenda Raiz, reserva ambiental da Bracell no município de Água Fria, no Litoral Norte da Bahia. As espécies – dentre elas pássaro-preto, cardeal-do-nordeste, trinca-ferro, sabiá-laranjeira, curió, azulão e canário-da-terra - foram apreendidas durante fiscalização realizada na cidade de Feira de Santana.
De acordo com o biólogo Igor Macedo, especialista em Meio Ambiente da Bracell, a fiscalização resgatou, ao todo, mais de 200 aves. “As que já estavam em condições adequadas foram reintegradas à natureza nesta manhã, na Fazenda Raiz, em uma ação acompanhada pelas equipes do Cetas e da Bracell. O espaço natural foi escolhido por ser uma área de soltura de animais silvestres certificada e por ter características ideais para a maioria das espécies, que são aves de ecossistema natural aberto e de Caatinga”, afirma.
Ele acrescenta ainda que o local, com clima semiárido e vegetação adaptada à seca, conta com a proteção da equipe patrimonial da Bracell, que combate a caça predatória e garante a proteção da flora e da fauna silvestres, contribuindo para a preservação ambiental da região. A empresa conta, na Bahia, com mais três reservas aptas para a soltura autorizada de animais.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).