Enchentes nos EUA: vídeo mostra casa arrastada; mais de 100 morreram
Segundoo NY Times, ao menos 111 pessoas morreram apenas no Texas e 173 estão desaparecidas
Por Juana Castro.
Ao menos 111 pessoas morreram e 173 estão desaparecidas após enxurradas e enchentes no sul dos Estados Unidos (EUA), nos últimos dias. Imagens registradas na terça-feira (8) mostram uma casa sendo arrastada por uma enxurrada na vila de Ruidoso, no Novo México. As cenas, registradas pela usuária Kaitlyn Carpenter e compartilhadas nas redes sociais, mostram a construção sendo arrancada de suas fundações e destruída ao colidir com árvores durante o trajeto da água.
“Eu vi o vídeo. Não sabemos se havia alguém na casa”, afirmou Danielle Silva, porta-voz do Departamento de Segurança Interna e Gestão de Emergências do Novo México.
Vídeo: reprodução/Folha de S. Paulo
Chuvas intensas deixam mais de 100 mortos e centenas de desaparecidos
As inundações começaram no estado do Texas, onde o rio Guadalupe subiu quase oito metros em apenas 45 minutos, e agora avançam sobre o território do Novo México. Segundo o New York Times, ao menos 111 pessoas morreram e 173 estão desaparecidas somente no Texas. No Novo México, três mortes já foram confirmadas: um homem e duas crianças, de 4 e 7 anos.
“Todas as três pessoas ficaram presas nas águas da enchente e foram arrastadas rio abaixo durante a enchente catastrófica, na qual o rio Ruidoso atingiu o nível recorde de seis metros, 1,5 metro acima do recorde anterior”, informou a administração municipal de Ruidoso, um conhecido refúgio de verão na cordilheira de Sierra Blanca, a cerca de 185 km ao sul de Albuquerque.
Leia também: Enchente deixa mais de 20 mortos e 23 meninas desaparecidas nos EUA
De acordo com Danielle Silva, o nível das águas chegou a 6,2 metros no pico da enchente. À medida que o fluxo começou a recuar à noite, as autoridades iniciaram as buscas por sobreviventes nos escombros deixados pela água.
As equipes de emergência, organizadas em parceria com a Guarda Nacional, realizaram ao menos 85 resgates em águas rápidas na região de Ruidoso, muitos deles envolvendo pessoas presas em veículos ou em suas residências.
Clima extremo agravado por incêndios florestais
A situação no Novo México foi agravada pelas características do solo local, que havia sido desmatado recentemente por um incêndio florestal, o que facilitou o fluxo de detritos e a força da enxurrada, segundo as autoridades estaduais.
Relatórios da Organização Meteorológica Mundial (OMM), órgão da ONU, indicam que eventos climáticos extremos como enchentes, secas e tempestades mais do que triplicaram nos últimos 50 anos em razão do aquecimento global. O Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) também já afirmou, em relatório, que é inequívoca a influência humana sobre parte dessas transformações.
Leia também: Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).