Ana Marcela vence Travessia Mar Grande–Salvador em retorno após 10 anos
Retornando às águas abertas da Bahia após 10 anos, Ana Marcela Cunha venceu Travessia Mar Grande-Salvador neste sábado (29)
Por Juana Castro.
Após dez anos, a nadadora Ana Marcela Cunha voltou às águas abertas da Bahia para vencer - pela 7ª vez - a tradicional Travessia Mar Grande-Salvador, realizada neste sábado (29). Ela ainda utilizou a prova de 5 km como parte da preparação para a travessia do Canal da Mancha, prevista para julho de 2026.

Diferente dos demais competidores, Ana Marcela executou um "bate e volta", dobrando o percurso e nadando cerca de 10 km no total. Apesar da estratégia de treino de maior quilometragem e ritmo controlado, a baiana garantiu o primeiro lugar na categoria feminina e a quinta posição na classificação geral da Travessia.
Ana Marcela vence Travessia Mar Grande–Salvador em retorno após 10 anoshttps://t.co/n9zTnSxnCp
— Aratu On (@aratuonline) November 29, 2025
Vídeo: Ana Marcela Cunha via Instagram (@anamarcela92) pic.twitter.com/LChv1juJyR
Ana Marcela e legado na Travessia Mar Grande-Salvador
A relação de Ana Marcela Cunha com a Travessia Mar Grande-Salvador é histórica e vitoriosa. Ela conquistou seu primeiro título na prova aos 14 anos e, até hoje, é a maior vencedora da competição.
Desde então, ganhou o mundo, tornando-se referência na Maratona Aquática. O currículo da atleta inclui a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2021), 15 medalhas em campeonatos mundiais, duas em Jogos Pan-Americanos e sete em Jogos Sul-Americanos.
Aos 33 anos, e com quatro participações olímpicas na carreira, Ana Marcela não descarta a possibilidade de buscar uma vaga nos Jogos de Los Angeles, em 2028, que já teve calendário provisório divulgado.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).