Lucas Pinheiro sofre queda e fica sem medalha no slalom
O brasileiro, campeão do slalom gigante no último sábado (14), caiu na primeira descida, no Centro de Esqui Stelvio, e não completou o percurso
Por Dinaldo dos Santos.
Lucas Pinheiro Braathen está fora da disputa por medalha no slalom do esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina. O brasileiro, campeão do slalom gigante no último sábado (14), caiu na primeira descida, no Centro de Esqui Stelvio, e não completou o percurso.

Sexto a largar, Lucas registrava parcial melhor que a do líder até então, o norueguês Atle Lie McGrath (56s14), mas sofreu a queda no último terço da pista.
Sem concluir a primeira descida, o brasileiro não tem mais chances de pódio, definido pela soma dos tempos das duas descidas. Até a 13ª apresentação, cinco atletas não completaram o percurso. A prova foi disputada sob neve. A segunda descida está marcada para as 9h30 (de Brasília).
Quem é Lucas Pinheiro
Nascido em Oslo, na Noruega, Lucas é filho de mãe brasileira. Ele integrou a equipe norueguesa nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, mas não conquistou medalha naquela edição. Em 2024, após romper com a federação da Noruega, optou por representar o Brasil nas competições internacionais.

A mudança marcou uma nova fase na carreira. Desde que passou a competir sob a bandeira verde-amarela, Lucas conquistou medalhas em etapas da Copa do Mundo de Esqui Alpino, circuito internacional organizado pela Federação Internacional de Esqui que reúne as principais provas da modalidade ao longo da temporada.
A decisão de representar o Brasil ampliou a visibilidade do país nos esportes de inverno, tradicionalmente dominados por nações europeias e da América do Norte.
LEIA MAIS:
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).