Conheça baiano que participará pela sexta vez das Olímpiadas de Inverno

Aos 46 anos, o baiano Edson Bindilatti confirma a sexta participação em Olimpíadas de Inverno como piloto do bobsled brasileiro

Por Rosana Bomfim.

O baiano Edson Bindilatti, de 46 anos, vai disputar a sexta Olimpíada de Inverno da carreira. Esta edição da competição começará nesta sexta-feira (6), na Itália. Pioneiro e principal nome do bobsled brasileiro, o atleta assegurou a vaga após liderar o trenó nacional a bons resultados na Copa América, disputada no mês passado em Lake Placid, nos Estados Unidos.

Conheça Edilson, Baiano Que Leva O Nome Do Brasil Nas Olimpíadas De Inverno Em Milão. | Foto: Divulgação @icebrasil

Edison nasceu em 13 de março de 1979, natural de Itajuípe (BA). O atleta tem origem no atletismo, com passagem pelo decatlo, antes de migrar para o bobsled, em 2000. Desde então, tornou-se referência da modalidade no país. Ele estreou em Jogos Olímpicos de Inverno em Salt Lake City 2002 e acumula participações em todas as edições desde então.

Em 2025, o baiano alcançou outro marco histórico ao conduzir o Brasil ao 13º lugar no Campeonato Mundial de bobsled, também em Lake Placid — o melhor resultado do país na história da competição. A edição de Milão e Cortina marcará a despedida de Bindilatti como piloto da equipe brasileira em Jogos Olímpicos.

Time brasileiro de Bobsled|  Foto: Divulgação @icebrasil

Com os pontos somados nas provas de 2-man e 4-man, o Brasil assegurou, pelo ranking internacional, a classificação de ao menos um trenó para a Olimpíada de Inverno de Milão e Cortina, que será disputada entre 6 e 22 de fevereiro, na Itália. Os demais integrantes da equipe olímpica serão anunciados no próximo 19 de janeiro.

Na prova do trenó para quatro tripulantes, o 4-man, o Brasil terminou na quarta colocação, atrás de Coreia do Sul (ouro), Estados Unidos (prata) e Canadá (bronze). O desempenho também rendeu ao país a medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano, que considera apenas as equipes do continente.

Time brasileiro de Bobsled|  Foto: Divulgação @icebrasil

O trenó pilotado por Bindilatti contou ainda com os paulistas André Luiz da Silva e Edson Martins, além do catarinense Tauler Zatti. No Pan, a equipe brasileira subiu uma posição em relação ao resultado da Copa América.

Bindilatti e Zatti também se destacaram na prova do 2-man, conquistando a medalha de prata na Copa América, superados apenas pela Jamaica. O resultado garantiu igualmente o vice-campeonato pan-americano da modalidade.

Além da vaga já garantida, o Brasil ainda tenta classificar um segundo trenó para a Olimpíada. A equipe é liderada pelo paulista Gustavo Ferreira, de 24 anos, que terminou em sexto lugar na Copa América e em quarto no Pan-Americano, no 4-man.

O time conta ainda com Davidson de Souza, Luiz Henrique Bacca e o carioca Rafael de Souza. No 2-man, Gustavo e Rafael ficaram na quarta colocação.

As duas equipes brasileiras voltam à pista na etapa de Innsbruck, na Áustria, da Copa Europa, entre os dias 14 e 18 deste mês, última oportunidade para definição das vagas olímpicas.

LEIA MAIS: BBB 26: 'Analfabeto nunca vai ganhar', disse Capetinha sobre Leandro; veja

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.