Senador eleito, Hamilton Mourão tem planos de aumentar número de ministros do STF
A diminuição da idade para a aposentadoria dos ministros e a exigência de mandatos com tempo estipulado, também, fazem parte do planejamento.
O senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos-RS), vice-presidente da República, sinalizou, nesta sexta-feira (7/10), que irá trabalhar em um plano para interferir no Supremo Tribunal Federal (STF), durante entrevista ao canal de notícias GloboNews. A informação foi publicada pelo Uol.
Entre as medidas do "plano" estariam um possível aumento do número de cadeiras da Corte (que são 11 hoje), a diminuição da idade para a aposentadoria dos ministros e a exigência de mandatos com tempo estipulado.
Ainda de acordo com a publicação, o político também citou a busca do que classificou como "reestabelecimento do equilíbrio e harmonia entre os poderes" e comentou que uma "ampla gama de assuntos" relacionados à Suprema Corte que precisam ser discutidos no Congresso Nacional.
Ao ser questionado sobre a fala do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a possibilidade de, caso reeleito, discutir a proposta de aumento no número de ministros do STF, Mourão detalhou um "plano" de ação contra a atuação da Corte, entre as sugestões, o enquadramento dos magistrados em crimes de responsabilidade, que podem levar ao impeachment de ministros.
As ações sugeridas por Mourão, ressaltou o Uol, podem impactar diretamente no trabalho desenvolvido pelo Judiciário.
LEIA MAIS: Se ligue! Mega-Sena deste sábado deve pagar prêmio de R$ 8 milhões
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!