Kannário se diz a favor do voto impresso auditável após enquete nas redes sociais
Após enquete promovida em suas redes sociais, o deputado federal Igor Kannário (Democratas) afirmou nesta terça-feira (10/8) que vai votar favoravelmente à proposta que prevê o voto impresso auditável. Para o deputado, o voto impresso pode garantir mais segurança ao sistema eleitoral.
Uma enquete foi promovida através do stories no Instagram do parlamentar, questionando a opinião de seus eleitores sobre a votação. Mais de seis mil pessoas votaram na enquete, sendo a maioria a favor do voto impresso.
“Quis saber a opinião de meus eleitores para assim decidir como votaria nesta questão", disse Kannário, acrescentando que acredita que "o voto impresso pode dar mais segurança ao sistema eleitoral".
LEIA MAIS: Tempo real: TSE desmente Bolsonaro durante live do presidente; entenda
POSICIONAMENTO DO TSE
O voto impresso vem sendo amplamente defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que acusa, sem provas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de fraudar as eleições. O Tribunal, inclusive, já desmentiu presidente, afirlamdno "que é falsa a afirmação de que ‘a apuração dos votos é feita por meia dúzia de pessoas, de forma secreta (…) em uma sala lá do TSE’. Em verdade, a apuração dos resultados é feita automaticamente pela urna eletrônica logo após o encerramento da votação. Nesse momento, a urna imprime, em cinco vias, o Boletim de Urna (BU), que contém a quantidade de votos registrados na urna para cada candidato e partido, além dos votos nulos e em branco. Uma das vias impressas é afixada no local de votação, visível a todos, de modo que o resultado da urna se torna público e definitivo. Vias adicionais são entregues aos fiscais dos partidos políticos”.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.