Política

FALSO: Site não noticiou repreensão de Alexandre de Moraes a ACM Neto

A mensagem circula em grupos de WhatsApp e foi compartilhada no Instagram pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), que, posteriormente, apagou a publicação

Por Matheus Caldas

FALSO: Site não noticiou repreensão de Alexandre de Moraes a ACM NetoSBT News de Fato

FALSO | É falsa a reprodução de uma reportagem do portal Metrópoles (DF), que circula em grupos de WhatsApp, noticiando que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, teria repreendido o candidato a governador da Bahia pelo União Brasil, ACM Neto, por ter se autodeclarado pardo no registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral.




O QUE FOI INVESTIGADO?: A mensagem circula em grupos de WhatsApp e foi compartilhada no Instagram pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), que, posteriormente, apagou a publicação. O conteúdo falso aponta que o candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União), teria sido repreendido pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. 


No print, consta que a suposta matéria foi assinada pela repórter Manoela Alcântara, o que não aconteceu. No subtítulo, está escrito que Moraes teria dito a seguinte frase: "você devia ter vergonha de se declarar pardo para conseguir mais verba do fundo eleitoral".


Também no conteúdo falso, o primeiro parágrafo da reportagem que não foi veiculada narra o seguinte:



"O ex-prefeito de Salvador recorreu ao atual presidente do TSE, Alexandre de Moraes, para chamar atenção em relação às recentes punições sofridas na Justiça Eleitoral da Bahia, porém levou uma invertida do magistrado que citou sua autodeclaração como pardo de incoerente, sugerindo um possível crime eleitoral".



Onde foi publicado: WhatsApp e Instagram.


Alcance da publicação: Publicação com vários compartilhamentos no aplicativo de mensagens WhatsApp é sinalizada como "encaminhada com frequência", apontando que a mensagem foi espalhada para outros usuários. Além disso, não é possível analisar o alcance de envio, porque o aplicativo é um sistema criptografado, não sendo possível o acesso aos dados.


Saiba mais:





CONCLUSÃO DA VERIFICAÇÃO:


É falsa a mensagem compartilhada no aplicativo de mensagens WhatsApp que afirma que o candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União), foi repreendido pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, por ter se autodeclarado pardo no registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral.


Para o SBT News de Fato, falso é o conteúdo ou informação inventada, que foi alterada, sofreu edições para mudar seu significado original e divulgado para espalhar uma falsidade ou mentira.


COMO VERIFICAMOS?


A reportagem do SBT News de Fato consultou o portal Metrópoles, plataforma vítima do conteúdo falso, que assegurou não ter publicado o referido conteúdo. 



"O texto intitulado "Em encontro tenso, ACM Neto foi repreendido por Alexandre de Moraes" nunca foi publicado pelo Metrópoles. A grosseira montagem feita com a marca da empresa e a assinatura da repórter responsável pela cobertura de Judiciário do veículo foi inventada, escrita e divulgada por desconhecidos, de maneira irresponsável e criminosa. O Metrópoles repudia o uso de sua credibilidade por quem tenta usar a marca para disseminar fake news", pontuou o site.



Afinal, o que aconteceu?


Na última 3ªfeira (20.set), houve uma audiência entre ACM Neto, aliados e Alexandre de Moraes, em Brasília. O candidato reclama de decisões do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) contra seu grupo político. O conteúdo do encontro, no entanto, não foi divulgado à imprensa.


Por que investigamos


SBT News De Fato investiga conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais sobre as eleições de 2022. Conteúdos falsos ou enganosos que envolvem candidatos, ou o processo eleitoral, podem influenciar na compreensão da realidade e na imagem construída pelos eleitores sobre o político ou as eleições. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis.




SBT News De Fato


SBT News De Fato o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano.  A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SPSBT RioSBT ParáSBT RSSBT DFTV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais


>> João Brandão e Matheus Caldas são repórteres do Aratu On, portal da TV Aratu.

>> TV Aratu, afiliada SBT na Bahia, é integrante do SBT News de Fato. 





Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.