Vinícolas de Morro do Chapéu colocam Bahia entre melhores vinhos do país
Dois vinhos de Morro do Chapéu são os melhores vinhos da Bahia e estão entre os destaques do Brasil
Por Da Redação.
Dois vinhos produzidos no município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina (BA), foram reconhecidos entre os melhores do país na Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) 2025, a principal competição de rótulos nacionais. Os vinhos Ferro Doido Malbec, da Vinícola Vaz, e Reconvexo Reserva Syrah, da Vinícola Reconvexo, obtiveram nota 92 e conquistaram medalhas de ouro, em uma disputa que avaliou mais de mil rótulos de diversas regiões produtoras do Brasil.
O anúncio oficial foi feito na sexta-feira (25), e a entrega das premiações ocorrerá durante a Wine South America (WSA) 2025, maior feira de negócios do setor vitivinícola da América Latina, marcada para os dias 6 a 8 de maio, em Bento Gonçalves (RS). A GPVB é organizada pelo Grupo BACO e considerada a maior degustação às cegas de vinhos brasileiros, reunindo um júri técnico de especialistas renomados como Danio Braga (Grupo Fasano), Deise Novakoski, Haroldo Nunes (Grupo CT), Bruno Vianna (SBSomm), entre outros sommeliers, enólogos e jornalistas do setor.
Além do Syrah premiado, a Vinícola Reconvexo brilhou com outros três rótulos que também conquistaram medalha de ouro: Vila do Ventura Barriguda, Vila do Ventura Estrada Real e Tom de Marselan, todos com 91 pontos. Outros três vinhos da marca também se destacaram: Vila do Ventura Carbonado (90 pontos), Reconvexo Reserva Tempranillo e Tom de Tempranillo (88 pontos cada).
Leia também:
>>>Novo terminal rodoviário será construído na Chapada Diamantina
A Vinícola Vaz, por sua vez, teve dois rótulos inscritos e levou a medalha de ouro com o Ferro Doido Malbec, batizado em homenagem a um dos principais pontos turísticos de Morro do Chapéu. O proprietário, Jairo Vaz, celebrou o feito e destacou o rápido avanço do setor no município. “Era impensável termos essa quantidade de vinhos premiados em tão pouco tempo. Temos rótulos considerados excelentes”, disse. Segundo ele, o terroir da Chapada Diamantina tem sido decisivo para a qualidade dos vinhos. “A região reúne clima e solo ideais para o cultivo de variedades como malbec, syrah, pinot noir e cabernet sauvignon entre as tintas, e chardonnay, sauvignon blanc e moscatel entre as brancas”, explicou.
O reconhecimento também foi comemorado pelos sócios da Vinícola Reconvexo. O enólogo João Ramos ressaltou a dedicação da equipe: “Buscamos expressar na taça o potencial único da nossa região, com cuidado desde o cultivo até a vinificação artesanal”. Já Rafael Bezerra, diretor da vinícola, destacou que a produção limitada permite atenção especial em cada detalhe. “As premiações mostram que a Chapada Diamantina tem terroir e talento para competir com os melhores do país”, concluiu.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).