Temporal de 30 minutos deixa município de Itambé em Situação de Emergência
Decreto tem validade inicial de 180 dias, prorrogáveis por igual período
O município baiano de Itambé, a 395 km de Salvador, foi atingido por uma a por uma forte chuva, na tarde de terça-feira (14). Em apenas 30 minutos, foram acumulados 70 milímetros de precipitação.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o volume de água, proveniente do temporal, provocou muitos estragos na cidade, deixando um grande número de famílias desabrigadas e desalojadas.
A Defesa Civil Municipal está acompanhando de perto as famílias atingidas, isolando as áreas de maior risco e monitorando a região. A Prefeitura Municipal declararou Situação de Emergência por conta das ocorrências.
Diversas famílias ficaram desabrigadas em Itambé. Foto: Reprodução | Vídeo
O decreto de Situação de Emergência, com validade inicial de 180 dias, prorrogáveis por igual período, permite a adoção de medidas emergenciais, como:
Mobilização de recursos: Autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, sob a coordenação do Comitê de Crise, para ações de resposta, reabilitação e reconstrução.
Convocação de voluntários: Permite a convocação de voluntários para auxiliar nas ações de resposta ao desastre.
Acesso a propriedades: Autoriza as autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil, em caso de risco iminente, a penetrar em residências para prestar socorro ou determinar evacuações, e a utilizar propriedades particulares em caso de iminente perigo público, assegurando posterior indenização aos proprietários, se houver dano.
Dispensa de licitação: Dispensa a licitação para contratos de aquisição de bens, serviços e obras necessários às atividades de resposta e reabilitação, desde que concluídos em até um ano.
VEJA VÍDEOS:
Temporal em Itambé deixa várias famílias desabrigadas. pic.twitter.com/CIbRicgzys
— Aratu On (@aratuonline) January 15, 2025
Prefeito decreta Situação de Emergência em Itambé. pic.twitter.com/Y0ZqrSU9zz
— Aratu On (@aratuonline) January 15, 2025
LEIA MAIS: Chuvas devem continuar durante toda semana na Bahia; veja previsão
Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).