Sustentabilidade: a história da cozinheira que comprou a própria casa após empresa levar renda para o Vale do São Francisco
Outro aspecto trabalhado pela Boi Dourado diz respeito à qualificação da mão de obra. A empresa tem apostado em programas frequentes de atualização e aprimoramento dos funcionários.
Por Da Redação.
Sustentabilidade. Essa tem sido uma das principais pautas dentro das grandes empresas. Nesse contexto, unir ações de preservação do meio ambiente com iniciativas ligadas ao desenvolvimento social é a chave do sucesso. Empresa e sociedade confluem em uma mesma direção. São muitos os exemplos de organizações que mudaram positivamente a realidade de determinada localidade ou região.
Na Bahia, a experiência de uma empresa do ramo de mineração, em Jaguarari, no Centro-Norte do estado, é um importante exemplo de iniciativa bem sucedida nessa natureza. A empresa, instalada na localidade há mais de 40 anos, responde atualmente por mais de 3 mil empregos diretos e indiretos na região.
Uma experiência recente, de uma importante indústria do segmento de cosméticos e perfumaria, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, é vista de forma bastante promissora. O conglomerado deve gerar, até 2023, cerca de mil novas vagas de emprego, sendo 350 de forma direta.
Em Muquém do São Francisco, a 715 km da capital, a instalação da unidade industrial da Boi Dourado, empresa baiana especializada na produção e comercialização de carnes, demonstra o mesmo sucesso. Localizada na Fazenda Boa Vista do Pixaim, o equipamento atinge, direta e indiretamente, diversas famílias da região.
"Aqui não tinha empresa nenhuma. A maioria de nós moradores trabalhava em fazendas como diarista. Com a chegada da Boi Dourado, há oito anos, muitos de nós estamos trabalhando com carteira assinada. Graças a Deus tudo está indo muito bem", afirma o morador da região, e que trabalha atualmente como auxiliar de produção, Jailton Almeida Cruz.
"Foi trabalhando na Boi Dourado que consegui comprar minha casa e levar o sustento para os meus filhos. Tudo que tenho foi adquirido aqui. Quando chego para trabalhar de madrugada e vejo aquele curral cheio de gado, fico com uma alegria enorme, pois é daqui que sai o pão de cada dia de diversas famílias. É com enorme satisfação que falo da empresa que trouxe grande desenvolvimento para nossa cidade", diz a cozinheira Luzia Fernandes.
CAPACITAÇÃO
Outro aspecto trabalhado pela Boi Dourado diz respeito à qualificação da mão de obra. A empresa tem apostado em programas frequentes de atualização e aprimoramento dos funcionários. É o que explica o gerente comercial da empresa, Wagner Brito.
"Investimos diariamente na qualificação contínua de nossa gente. Nossos funcionários passam por programas frequentes de atualização e aprimoramento com o que há de mais moderno em suas áreas de atuação. Temos uma responsabilidade muito grande no que diz respeito ao capital humano. Dessa forma, não queremos só transformar a forma de produzir carne. Queremos antes de tudo transformar vidas!".
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).