Interior

Sheila Lemos defende criação da Região Metropolitana de Vitória da Conquista

Sheila destacou as dificuldades enfrentadas pelas cidades do interior da Bahia, que, segundo ela, estão distantes das decisões centralizadas em Salvador

Por João Brandão

Sheila Lemos defende criação da Região Metropolitana de Vitória da ConquistaSheila Lemos (União Brasil) defendeu a criação da Região Metropolitana de Conquista | Aratu On


Em entrevista ao programa Linha de Frente, conduzido pelo jornalista Pablo Reis, a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), defendeu a criação da Região Metropolitana de Conquista como uma medida essencial para fortalecer o desenvolvimento do sudoeste baiano e aproximar o interior das ações do governo estadual.


Sheila destacou as dificuldades enfrentadas pelas cidades do interior da Bahia, que, segundo ela, estão distantes das decisões centralizadas em Salvador. “O estado da Bahia é imenso, e o governador, com toda a sua cúpula, está aqui na capital. Eles enxergam e vivem muito a região metropolitana, e o restante da Bahia fica à distância, tanto de tempo quanto de espaço”, afirmou.


+ Primeiros trilhos do VLT chegam a Salvador; veja como a cidade vai ficar após a implantação


A prefeita comparou a situação da Bahia com o estado de Santa Catarina, que possui 14 regiões metropolitanas, apesar de seu tamanho significativamente menor. Para Sheila, esse modelo permite uma melhor articulação entre os municípios e facilita o acesso ao governo estadual, direcionando recursos e investimentos com mais eficiência.


+ Jovens ficam feridas após acidente em Vitória da Conquista


“Se você faz essas regiões metropolitanas, você consegue um acesso mais fácil junto ao poder central que está em Salvador e ajuda o governo a enxergar as deficiências do interior. Uma cidade consegue levar o pleito de várias outras que estão ao redor e dialogar com o governo, trazendo recursos para essas regiões de forma mais rápida”, destacou.


Sheila Lemos ainda ressaltou a importância de promover o crescimento conjunto das cidades circunvizinhas a Vitória da Conquista para evitar problemas sociais, como o aumento da migração desordenada e a formação de áreas de vulnerabilidade. “Vitória da Conquista é a cidade que mais cresce, a melhor cidade da Bahia para se viver, a mais segura. Mas, se as cidades ao redor não acompanharem esse crescimento, ele não vai perdurar. As pessoas, sem oportunidade nas cidades menores, vão migrar para a cidade maior, criando assim o favelamento”, alertou.


Por fim, a prefeita enfatizou que a criação da Região Metropolitana de Vitória da Conquista seria um passo fundamental para fortalecer toda a região sudoeste, que já enfrenta desafios significativos, como a localização no semiárido e a ausência de grandes indústrias. “A gente precisa crescer de alguma forma, e crescer todas as cidades ao nosso redor. Nós, do agreste nordestino, precisamos de um olhar diferente para que sejamos uma região forte”, concluiu Sheila.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.