PMs e guarda municipal são suspeitos de executar homem em Jacuípe
Agentes estão sendo investigados pela execução sumária de Fernando Francisco dos Santos, ocorrido em maio de 2023, em Conceição do Jacuípe
Por Da Redação.
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) deflagraram, na manhã desta sexta-feira (7), a ‘Operação Aliança Leal’, que tem como alvos quatro policiais militares e um guarda municipal investigados por execução sumária - em que uma pessoa é acusada de um crime e imediatamente morta sem o benefício de um julgamento completo e justo.
![Agentes são alvos da ‘Operação Aliança Leal’. Foto: Divulgação SSP e MP](https://adm.aratuon.com.br/assets/82c8bd26-cd04-4df1-8f85-b8992e050fe3.jpeg?width=1280&format=webp&)
Agentes são alvos da ‘Operação Aliança Leal’. Foto: Divulgação SSP e MP
Os agentes de segurança pública são investigados pelo homicídio de Fernando Francisco dos Santos, ocorrido em maio de 2023, em Conceição do Jacuípe. Segundo o MPBA, Fernando era suspeito de envolvimento em crimes na região e teria sido rendido e executado sumariamente pelos investigados, ao contrário da versão apresentada pelos agentes de segurança, que alegaram um confronto armado.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Conceição do Jacuípe, Esplanada, Santo Antônio de Jesus, Governador Mangabeira e Feira de Santana. As ordens judiciais abrangeram os endereços residenciais e profissionais dos investigados, incluindo unidades da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte, Rondas Especiais (Rondesp) Recôncavo e Guarda Municipal de Conceição do Jacuípe. Durante a operação, foram apreendidos armas, munições, celulares e outros objetos de interesse para as investigações.
As investigações estão a cargo do Geosp e as diligências realizadas contribuirão para a conclusão do inquérito e eventual responsabilização criminal dos envolvidos.
![Objetos apreendidos na ‘Operação Aliança Leal’. Foto: Divulgação SSP e MP](https://adm.aratuon.com.br/assets/1104bea0-810c-4b91-975e-f7d7a3c30b8c.jpeg?width=1280&format=webp&)
Objetos apreendidos na ‘Operação Aliança Leal’. Foto: Divulgação SSP e MP
LEIA MAIS: Foragido da Justiça é preso em hospital de Camaçari
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).