Pesquisador fala sobre risco de contaminação após vazamento de óleo em praia de Madre de Deus
Em nota, a Transpetro confirma que identificou perda de contenção em uma tubulação do Terminal de Madre De Deus, o que resultou no vazamento de água oleosa que continha cerca de 20 litros de óleo
Desde o último sábado (24/6), pescadores da cidade de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, registraram manchas de óleo em manguezais e praias da localidade, próximos a um atracadouro administrado pela Transpetro.
Em entrevista ao QVP, programa da TV Aratu, o diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Francisco Kelmo, falou sobre os impactos desse incidente na vida marinha no litoral baiano. Neste momento, de acordo com o professor, não dá para afirmar que humanos correm risco de ser contaminados caso consuma peixes ou frutos do mar que venham dessa região do estado:
"Poder haver uma contaminação a longo prazo, o que a gente chama de contaminação crônica, mas, esse efeito inicial leva esses animais todos a óbito. Grande partes dos invertebrados, como caranguejos, siris, terminam morrendo logo nas primeiras horas. Aqueles que sobrevivem, sim, vão estar contaminados, e vão permanecer assim até o fim da sua existência. Uma vez contaminado, contaminado para sempre".
Segundo a prefeitura de Madre de Deus, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da cidade (SEDUMAM) avaliou o incidente e afirma que o vazamento atingiu uma pequena área de manguezal, próxima à base da Transpetro, se, atingir as praias da cidade.
Confira a entrevista na íntegra:
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=v23jvf3hRhk[/embed]
Transpetro
Em nota, a Transpetro confirma que identificou perda de contenção em uma tubulação do Terminal de Madre De Deus, o que resultou no vazamento de água oleosa que continha cerca de 20 litros de óleo. Parte deste material atingiu a faixa de areia do manguezal próximo a base, com uma parcela menor atingindo o mar. Entretanto, equipes especializadas da empresa foram mobilizadas e conseguiram conter o incidente. Além disso, representantes do Instituto do Meio-Ambiente (Inema) estiveram no local e atestaram as ações de contingência que seguem em andamento.
Ainda não foram definidas as causas da ocorrência do incidente. Em nota, a Transpetro afirma que está investigando o caso.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!