Mortes de percussionistas do Malê Debalê são investigadas em operação da PC
Entre os crimes investigados estão os homicídios dos irmãos percussionistas do grupo Malê Debalê, Gustavo Natividade, de 15 anos, e Daniel Natividade dos Santos, de 21
Por Dinaldo dos Santos.
A Polícia Civil da Bahia deflagra, nesta sexta-feira (13), a Megaoperação Capitães de Areia, com foco na desarticulação de núcleos criminosos ligados a um grupo com atuação estruturada e violenta na área litorânea da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Ações para o cumprimento de mandados judiciais são coordenadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela 4ª Delegacia de Homicídios de Camaçari.
Segundo a PC, a Megaoperação tem como base um inquérito policial que identificou a utilização de uma comunidade como ponto estratégico para apoio logístico, refúgio e armazenamento de armas e entorpecentes, em razão das características territoriais da área, como mata densa, acessos restritos e o grande fluxo de moradores e turistas.
Entre os crimes investigados estão os homicídios dos irmãos percussionistas do grupo Malê Debalê, Gustavo Natividade, de 15 anos, e Daniel Natividade dos Santos, de 21, assassinados em outubro de 2024, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e Victor Guilherme Pereira de Souza, ocorrido na madrugada de 17 de abril, na região de Galo Assanhado, em Areias.
+ Suspeitos de matar irmãos percussionistas do Malê Debalê são identificados
A vítima foi executada em uma ação coordenada por cerca de vinte homens armados. O caso está relacionado à disputa entre grupos criminosos pelo domínio do tráfico de drogas na região.
+ Polícia deflagra operação para prender suspeitos de matar jovens do Malê Debalê
As investigações apontam ainda que os envolvidos contam com apoio de integrantes de outras localidades, o que reforça a estrutura bélica do grupo e a tentativa de consolidação territorial. Armas, munições e drogas serão alvos das buscas realizadas em imóveis na área.
A Operação Capitães de Areia tem as participações dos Departamentos de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), de Polícia Metropolitana (Depom), de Inteligência Policial (DIP), de Polícia do Interior (Depin), Especializado de Investigações Criminais (Deic), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico
(Denarc) e a Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), além do apoio do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da 59ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da CIPM.
LEIA MAIS: Operação apreende mais de 2 milhões de fogos juninos ilegais na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).