Líder de facção apontado como parceiro de Dona Maria é preso em SP
‘Dona Maria’ lavava dinheiro do tráfico e teve a prisão temporária decretada em janeiro deste ano
Por Da Redação.
m homem apontado como líder de uma facção criminosa com atuação em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, foi preso neste sábado (24), na cidade de Santo André, em São Paulo. A captura é resultado de uma operação conjunta entre as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs) da Bahia e de São Paulo, com apoio das Polícias Militar e Civil.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o suspeito tinha dois mandados de prisão em aberto e mantinha ligação com uma ex-integrante do Baralho do Crime da SSP, onde ocupava a posição de Dama de Copas, identificada como Jasiane Silva Teixeira, conhecida como "Dona Maria".
As investigações indicam que o preso era responsável pelo envio de drogas e armas para a região Sudoeste da Bahia, além de ordenar homicídios, praticar roubos e participar de esquemas de lavagem de dinheiro.
Quem é Dona Maria?
Dona Maria, https://aratuon.com.br/interior/justica-determina-prisao-temporaria-dona-maria-lider-de-faccao-de-vitoria-da-conquista, integrava o "Baralho do Crime" da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), ela administrava a facção criminosa responsável pelo tráfico em Vitória da Conquista, controlando a contabilidade da organização e seus fluxos financeiros.
"Dona Maria” teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça no dia 26 de março. A decisão foi tomada após o pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que a denunciou por lavagem de dinheiro.
"Dona Maria" foi detida em janeiro deste ano, em São Paulo, com R$ 66 mil em espécie, dez celulares e documentos relacionados ao tráfico de drogas.
LEIA MAIS: Justiça determina prisão temporária 'Dona Maria', líder de facção em Vitória da Conquista
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).