Jerônimo anuncia criação de plano de segurança para Feira de Santana
Alguns pontos já ficaram definidos, como a integração das câmeras de monitoramento do Estado e da Prefeitura, a capacitação de agentes da guarda municipal e a doação de armas para o município
O Governo do Estado e a Prefeitura de Feira de Santana vão elaborar um plano de segurança para o município. A decisão foi tomada nesta terça-feira (15/10), durante reunião entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito do município, Colbert Martins (MDB).
“O prefeito me ligou semana passada e pediu essa audiência para tratar do tema. Nós marcamos, nos reunimos hoje e, com essa conversa, decidimos criar um grupo de trabalho que já sai daqui com respostas concretas para algumas questões, mas que, na terça-feira, volta a se reunir para iniciar a elaboração de um plano de segurança pública para Feira de Santana”, detalhou o governador.
+ Plano de Segurança Pública e Defesa Social em Salvador pode ter prazo de conclusão indefinido
Alguns pontos já ficaram definidos, como a integração das câmeras de monitoramento do Estado e da Prefeitura, a capacitação de agentes da guarda municipal e a doação de armas para o município. O encontro, realizado na sala de reuniões do gabinete do governador, em Salvador, contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o número de mortes violentas reduziu 9,1% em Feira de Santana este ano. Entre 2023 e 2024, foram 1.242 pessoas presas em flagrante na cidade, 708 armas apreendidas, cinco fuzis retirados das ruas, quatro lideranças de facções localizadas e cinco detentos transferidos para unidades de segurança máxima.
A próxima reunião, marcada para terça-feira (22), deve aprofundar a discussão em questões específicas da cidade, como o entorno da rodoviária, e definir ações conjuntas para reduzir os índices de violência. “Também queremos reunir o Conseg, o conselho de segurança que pensa a segurança pública municipal, e, assim como fazemos no Bahia Pela Paz, ampliar o diálogo com a participação dos empresários, Ministério Público e Tribunal de Justiça”, finalizou Jerônimo.
LEIA MAIS: Geraldo diz que derrota em Salvador ‘é de todo grupo político’ de Jerônimo: ‘É para nós aprendermos’
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).