Itanhém 40ºC: cidade no extremo sul da Bahia sofre com altas temperaturas; 'nunca vi nada igual', diz dona de casa
Natural de Itanhém, Lúcia Sousa deseja voltar logo para Salvador, onde mora há mais de 40 anos e, por incrível que pareça, está bem menos quente
Já pensou em voltar para Salvador em busca de uma temperatura mais amena, em meio à onda de calor no Brasil? Parece até brincadeira, mas é isso que deseja ansiosamente a dona de casa Lúcia Sousa, de 64 anos.
Natural de Itanhém, no extremo sul da Bahia, a 915 km da capital baiana, ela vive em Salvador há mais quatro décadas, mas foi visitar a família na cidade natal e se espantou: quase 40ºC registrados nos termômetros. "Quero voltar logo, nunca vi nada igual. 40ºC!", relata ao Aratu On.
Lúcia acrescentou que nem mesmo ventiladores ou ar-condicionado estão "dando conta". A maior preocupação dela é com a mãe, Dona Anna, de 98 anos. "Já dei dois banhos nela, hoje, mas é preciso ainda mais", afirma.
Leia mais: Onda de calor: governo lança guia com 22 dicas e cuidados com a saúde
No momento da publicação desta nota, Itanhém registrava 38ºC, com máxima prevista de 40ºC, segundo o site weather.com. Ao longo da semana, os quase 18 mil habitantes da cidade podem enfrentar um "calorão" de até 41ºC, algo incomum na região, de clima predominantemente úmido e com temperaturas mais baixas.
Em contrapartida, Salvador registra, no mesmo momento, 29ºC. Confira abaixo:
A cidade de Teixeira de Freitas, a cerca de 100 km de Itanhém, registrava 38ºC por volta das 12h deste domingo. A weather.com até colocou um alerta de "calor excessivo" na região. O município de Medeiros Neto, também próximo às duas cidades, marcou 39ºC no mesmo período.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!