MP-BA dá prazo de 60 dias para Hospital Psiquiátrico de Juazeiro resolver 'irregularidades'

Na ação, a promotora Rita de Cássia Caxias de Souza apontou condições estruturais inadequadas, equipe técnica insuficiente, falta de alimentação, medicamentos e sucateamento na unidade hospitalar

Por Mateus Xavier.

MP-BA dá prazo de 60 dias para Hospital Psiquiátrico de Juazeiro resolver 'irregularidades'Cecom/divulgação

O Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora de Fátima e o município de Juazeiro têm 60 dias para sanar as irregularidades sanitárias, apontadas após visita da Vigilância Sanitária e pela Auditoria Municipal do município. A informação foi confirmada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), nesta terça-feira (5/9).

A decisão da Justiça, tomada no dia 28 de agosto, atende a uma ação civil pública ajuizada por meio da promotora de Justiça Rita de Cássia Caxias de Souza, que apontou a existência de condições estruturais inadequadas, equipe técnica insuficiente, falta de alimentação, medicamentos e sucateamento na unidade hospitalar.

Dentre as irregularidades que devem ser sanadas estão condições inadequadas de conservação, organização e limpeza das instalações físicas dos ambientes, fiações elétricas expostas, além de lavanderia, estantes, macas e cadeiras com oxidação em diversos setores.

Os relatórios referidos na ação revelam ainda uma série de inconsistências documentais, a exemplo da ausência de projetos de arquitetura, termos de responsabilidade técnica de profissionais de enfermagem nem registro das manutenções corretivas e preventivas dos equipamentos instrumentos.

Na ação, a promotora de Justiça explicou que o Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora de Fátima possui contrato vigente com o município de Juazeiro para atendimento de serviços ambulatoriais, hospitalares, apoio diagnóstico e terapêutico e assistência ambulatorial dos usuários do Sistema único de Saúde, “razão pela qual, ambas entidades estão presentes no polo passivo da demanda".

LEIA MAIS: Clima é tenso, mas população tenta retomar rotina no Alto das Pombas e Calabar; aulas estão suspensas

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.