Interior

Governo obriga, e Via Bahia vai reduzir tarifas dos pedágios das BR-324 e 116; empresa é alvo do Ministério da Infraestrutura

O objetivo da revisão tarifária é manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato firmado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária.

Por Da Redação

Governo obriga, e Via Bahia vai reduzir tarifas dos pedágios das BR-324 e 116; empresa é alvo do Ministério da Infraestrutura divulgação

A partir do sábado (14/8), as tarifas cobradas nas sete praças de pedágio administradas pela concessionária Via Bahia, responsável pelas rodovias  Engenheiro Vasco Filho (BR-324) e rodovia Santos Dumont (BR-116), sofrerão uma redução de 14,83%. A informação foi divulgada por meio do  Diário Oficial da União desta quarta (11/8).


O objetivo da revisão tarifária é manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato firmado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária, além de aplicar a recomposição tarifária, de acordo com a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).


A alteração foi calculada a partir da combinação de três itens previstos em contrato: reajuste, revisão e arredondamento.


Conforme o documento, a redução foi motivada pela falta de cumprimento contratual. Ou seja, a ANTT alega que a Via Bahia não cumpriu com suas obrigações, como o item de manutenção de pavimento, por exemplo. O reajuste corresponde também à variação do IPCA no período, que indicou o percentual positivo de 3,92%.


A empresa já é alvo do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Ele disse, no mês de junho, que o Governo Federal planeja intervir no contrato firmado com a ViaBahia para concessão das rodovias BR-116 e BR-324. Freitas argumentou que a concessionária deixou de fazer investimentos que estavam previstos em contrato. 


"Eles quiseram, por exemplo, atribuir à derrocada econômica que houve em 2015 e 2016 a responsabilidade pela não execução dos investimentos. É falso. Eles arrecadaram 90% das receitas previstas no plano de negócios, no entanto, só fizeram 30% das obras que foram inseridas no contrato por meio de fluxo de caixa marginal e 0% das obras condicionadas. Tudo que era condicionado à gatilho não foi realizado. Cadê, por exemplo, a interseção com a BR-242? Não foi feita, é um gargalo. Temos a duplicação da Serra do Itatim, que não foi feita, é uma região que tem muito acidente", pontuou o ministro na época.


En nota enviada ao Aratu On, a Via Bahia esclareceu que que tenta, desde 2014, que a ANTT cumpra o contrato e realize a revisão quinquenal que é prevista e é fundamental para garantia do equilíbrio econômico-financeiro da concessão e do bom andamento das obras e melhorias.


"Reduzir o valor do pedágio enfraquece ainda mais a capacidade de investimentos na rodovia, não resolve o problema e deixa a população baiana sem solução. A VIABAHIA continua, insistentemente, tentando dar continuidade ao diálogo com a ANTT e com o Governo Federal a fim de chegar em uma solução amigável ao ambiente litigioso que se formou, entretanto, diante deste ato da agência, continuará aguardando o posicionamento dos tribunais a respeito.", diz a nota.


VEJA OS NOVOS VALORES 


Praças P1 e P2


Categoria de Veículo

Tipo de Veículo

Nº de Eixos

Multiplicador da Tarifa

Valores a serem Praticados (R$)

1

Automóvel, caminhonete e furgão

2

1

2,40

2

Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão com rodagem dupla

2

2

4,80

3

Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi-reboque e ônibus

3

3

7,20

4

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

4

4

9,60

5

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

5

5

12,00

6

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

6

6

14,40

7

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

7

7

16,80

8

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

8

8

19,20

9

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

9

9

21,60

10

Automóvel com semi-reboque, caminhonete com semi-reboque

3

1,5

3,60

11

Automóvel com reboque, caminhonete com reboque

4

2

4,80

12

Motocicletas, motonetas e bicicletas moto

2

0,5

1,20


Praças P3, P4, P5, P6 e P7


Categoria de Veículo

Tipo de Veículo

Nº de Eixos

Multiplicador da Tarifa

Valores a serem Praticados (R$)

1

Automóvel, caminhonete e furgão

2

1

4,30

2

Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão com rodagem dupla

2

2

8,60

3

Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi-reboque e ônibus

3

3

12,90

4

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

4

4

17,20

5

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

5

5

21,50

6

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

6

6

25,80

7

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

7

7

30,10

8

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

8

8

34,40

9

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

9

9

38,70

10

Automóvel com semi-reboque, caminhonete com semi-reboque

3

1,5

6,45

11

Automóvel com reboque, caminhonete com reboque

4

2

8,60

12

Motocicletas, motonetas e bicicletas moto

2

0,5

2,15


 


LEIA MAIS: Câmara dos Deputados rejeita PEC do voto impresso; aprovação dependeria de 308 votos em dois turnos


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.