Interior

Companhia Ambiental da Polícia Militar destrói fornos e apreende carvão

Junto às equipes do Inema, os militares ainda apreenderam 13 aves silvestres mantidas em cativeiro.

Por Da Redação

Companhia Ambiental da Polícia Militar destrói fornos e apreende carvãoCréditos da foto: divulgação/SSP

Quatorze fornos e alguns sacos de carvão foram destruídos  por equipes da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), durante operação de combate a retirada ilegal de madeira nativa para a produção proibida de carvão. Além disso, treze aves e treze gaiolas também foram apreendidas durante a ação. 


A ação aconteceu nos municípios de Wagner e Itaitê, na Chapada Diamantina, e foi encerrada na sexta-feira (18/3). Ninguém foi preso. 


Após as equipes receberem informações sobre irregularidades na região, os povoados da zona rural de de Wagner passaram por uma vistoria, desde a última terça-feira (15/3), pela Polícia Militar e técnicos do instituto. Foram encontrados locais de destruição, após a extração de madeiras nativa do Cerrado e Mata Atlântica, além das fornalhas em funcionamento.


“Para esse tipo de atividade é necessário regularização do Inema e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o que não foi apresentado nas ocorrências. Os técnicos então nos orientaram a destruir todos esses materiais”, contou o tenente Alisson Soares, lotado na unidade ambiental. 


Em uma das ações, mais de 100 sacos de carvão prontos para a venda foram encontrados e, pela dificuldade de deslocamento em região de mata fechada, também foram destruídos.


Ao mesmo tempo em que os policiais e técnicos vistoriavam a cidade, outras guarnições atuavam com a operação no município de Itaitê. Por lá, os policiais destruíram outro forno em atividade, na quinta-feira (17/3), na região da Serra da Chapadinha, às margens do Parque Nacional da Chapada Diamantina.


AVES APREENDIDAS 


Quatro Canários da Terra, três Cardeais, um Pintassilgo e a mesma quantidade de Coleira, Papa Capim, Azulão, Pássaro Preto e Cancan foram apreendidos em um assentamento conhecido como ‘Piabas’, na zona rural de Wagner, durante a mesma ação.


“Os animais silvestres eram mantidos em cativeiro por um homem, em oito gaiolas. De forma voluntária, a esposa dele nos entregou as aves, que ficaram sob responsabilidade dos técnicos do Inema e, posteriormente, serão soltas em ambiente adequado”, concluiu o oficial.


LEIA MAIS: Drive-thru arrecada produtos de higiene para mulheres a partir de segunda; veja como colaborar


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.