Candidato a prefeito de Valença se desculpa após chamar autismo de 'praga': 'Cometi uma falha'
Couceiros também comentou sobre tentativas de transformar o episódio em “politicagem”
Após receber críticas por dizer que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma "praga", Hilton Couceiros (Avante), candidato a prefeito de Valença, no Baixo Sul da Bahia, usou as redes sociais para se retratar.
Na quarta-feira (18/9), em uma sabatina, Hilton disse:
“Vocês já viram, vocês vão entender o seguinte... hoje, nós temos algumas escolas de Valença, como Apae, AMA, Pestalozzi com crianças com deficiência física e autista, etc. Isso é muito preocupante, porque fica parecendo que é... como é que se dá o nome? Praga não, mas é mais ou menos isso. Está evoluindo demais isso”.
Em resposta à repercussão negativa, o candidato publicou um vídeo nas redes sociais na quinta-feira (19), alegando que foi induzido a usar o termo, e que não concorda com a comparação.
“Infelizmente, durante uma fala recente, ao tentar responder a uma pergunta, eu cometi uma falha. Utilizei um termo inadequado para me referir ao aumento de diagnósticos de autismo, o que gerou interpretações que não condizem jamais com o meu pensamento ou a minha postura. Foi um momento de falha na escolha das palavras, peço desculpas sinceras a todas as famílias, pessoas com autismo e a quem mais possa ter se sentido ofendido por tal equívoco”.
Couceiros também comentou sobre tentativas de transformar o episódio em “politicagem”. Ele concorre à prefeitura com outros candidatos, incluindo Jairo do BB (PDT), Jucelia Nascimento (Pode), Marcos Medrado (PV) e Valdemar da Conect (Solidariedade).
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).