Depois de encalhar em Madre de Deus, baleia jubarte volta a ficar presa em São Francisco do Conde
Cerca de 30 mil baleias são esperadas no litoral ainda este ano
Uma baleia de 10 metros, que havia ficado encalhada no sábado (8/7), na região entre Madre de Deus e a Ilha de Maré, voltou a ficar presa, desta vez, em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O caso foi registrado por populares e por autoridades do Instituto Baleia Jubarte na manhã desta segunda-feira (10/7).
Em entrevista ao Bom dia Bahia, programa da TV Aratu, José Truda, coordenador de desenvolvimento institucional do instituto, informou que os encalhes serão comuns, visto que há um aumento da população da espécie na costa baiana.
"Cerca de 30 mil delas são esperadas. Junto da Marinha e da Guarda Ambiental, seguimos monitorando estes incidentes", destacou o coordenador. Segundo informações do especialista, ao se deparar em casos como os desta baleia, a população deve evitar chegar perto, deixando a ajuda e o desencalhe, para os profissionais envolvidos.
"Os acontecimentos são tristes, principalmente nos casos fatais, mas, onde tem mais baleias vivas, ocasionalmente terão mais mortas também.", resumiu José.
https://youtu.be/B0c0bVT8198
LEIA MAIS: Baleia Jubarte retorna ao mar após ficar três horas encalhada na Ilha de Maré
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!