Trabalhador cai de prédio de luxo no Horto Florestal
O trabalhador realizava serviços de alpinismo industrial pendurado por cordas quando passou mal e caiu do prédio
Por Bruna Castelo Branco.
Um trabalhador, que ainda não teve a identidade divulgada, foi socorrido na manhã desta segunda-feira (29) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após cair do edifício Cedro Horto, localizado no Horto Florestal, em Salvador.
Informações preliminares indicam que o homem realizava serviços de alpinismo industrial pendurado por cordas no lado externo do prédio quando passou mal e caiu. Ele foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde recebe os primeiros atendimentos médicos. Segundo a GRAN HORTO Empreendimentos Imobiliários SPE LTDA, responsável pelo edifício, o estado de saúde dele é estável.
Em entrevista ao programa Alô Juca, da TV Aratu, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção de Salvador destacou a necessidade de ações coletivas e administrativas de proteção aos trabalhadores, bem como o fornecimento obrigatório de equipamentos de proteção individual (EPI), conforme a Norma Regulamentadora NR-6.
"A gente já está colhendo as informações. Diversos acidentes acontecem por falta de ações coletivas e administrativas, com a prioridade voltada para o lucro e produtividade, e não para a vida do trabalhador. A vida deve sempre vir em primeiro lugar", afirmou Arisio, recrutador do sindicato.
Segundo ele, este é o primeiro registro de acidente na obra, obtido a partir de denúncias recebidas. O sindicato informou que encaminhará o caso à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), ao Ministério Público e a outros órgãos de fiscalização. "O primeiro passo agora é passar para a fiscalização de trabalho, para o fórum, para a SRTE e para o Ministério Público, para investigar o que aconteceu", acrescentou. Veja o vídeo:
O sindicato afirmou que continuará acompanhando a situação e coletando informações para garantir a implementação de medidas de proteção no local.
O que diz o edifício
Em nota enviada ao Aratu On, a GRAN HORTO Empreendimentos Imobiliários SPE LTDA informou que ofereceu suporte ao trabalhador no momento do acidente, e que está monitorando o estado de saúde do homem.
Leia na íntegra:
A GRAN HORTO Empreendimentos Imobiliários SPE LTDA, composta pelas empresas GRAN Empreendimentos e Civil Empreendimentos, confirma o acidente ocorrido na manhã de hoje, 29, com um profissional da empresa Pinto&Bordo que realizava serviço de manutenção de fachada em edifício no Horto Florestal, cuja obra havia sido entregue em dezembro de 2024.
Foi oferecido suporte ao colaborador no momento do acidente, que foi encaminhado através do SAMU ao Hospital HGE. Seguiremos monitorando seu estado de saúde e apoiando no que for necessário. Segundo as primeiras informações médicas, o estado dele é estável, lúcido e, aparentemente, sem fraturas.
A empresa Pinto&Bordo possui mais de 25 anos de atuação no segmento, especializada no trabalho em fachadas e em altura.
A GRAN HORTO Empreendimentos Imobiliários SPE LTDA reforça seu compromisso com as pessoas que compõem o seu ecossistema, funcionários próprios e terceirizados capacitados para o serviço, e com as normas de saúde e segurança do trabalho.
Outros casos
No último dia 20, um homem de 30 anos, identificado como Willian Santos de Oliveira, morreu após cair de uma altura de cerca de 30 metros em um empreendimento localizado no Horto Florestal, em Salvador, na última sexta-feira (19). Ainda não há detalhes sobre o que teria provocado a queda.
Segundo a Polícia Civil, Willian chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde recebeu atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos.
A Delegacia Territorial de Brotas instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do caso. O Edifício Poème Horto, onde ocorreu o acidente, está sendo construído pela Moura Dubeux. Em nota, a construtora lamentou a morte do trabalhador e afirmou que tem oferecido suporte à família. "Expressamos nossa solidariedade à família, amigos e colegas de trabalho neste momento de dor", diz trecho.
Em novembro de 2024, um elevador de um prédio de luxo no mesmo bairro despencou do sexto andar, resultando na morte de duas pessoas. O acidente ocorreu no Condomínio Edifício Splendor Reserva, na rua Waldemar Falcão. As vítimas foram identificadas como Manoel Francisco da Silva, de 54 anos, e Ariston de Jesus Santos, de 61.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).