TCA terá novo prédio que vai ligar espaço ao bairro do Garcia
Nova construção irá interligar diversas áreas do complexo do TCA
Por Juana Castro.
As obras de requalificação do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, atingiram cerca de 50% de conclusão. Considerada a maior intervenção no complexo cultural desde sua inauguração em 1967, o projeto conta com um investimento superior a R$ 260 milhões e prevê a entrega total em 2026.
Um dos pontos centrais da obra é a construção de um novo prédio, batizado tecnicamente como “edifício lâmina”. A estrutura, vertical, estreita e alongada, será construída ao lado da sala principal. A edificação tem como objetivo conectar a Rua Leovigildo Filgueiras, no bairro do Garcia, à Esplanada do TCA.
+ Obras do TCA entram em nova fase com visitas educativas; veja fotos
Conforme o projeto, a nova construção irá interligar diversas áreas do complexo, como a Concha Acústica, a Sala do Coro e a garagem (P-8), com a instalação de dois elevadores. A medida visa garantir a acessibilidade total para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Outras intervenções no TCA
Além do novo edifício, a requalificação contempla a sala principal, que receberá melhorias acústicas e modernização de equipamentos de palco, iluminação e sonorização. O projeto inclui ainda a restauração do foyer, a revitalização do jardim suspenso e a reforma de salas administrativas.
Com investimento de R$ 260 milhões e previsão de conclusão no primeiro semestre de 2026, o projeto é conduzido pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), e possuem a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A requalificação do TCA integra o projeto Novo TCA, que já entregou a reabertura da Concha Acústica em 2016 e a modernização da Sala do Coro em 2018.
+ Concha Acústica terá vagas gratuitas para veículos em dias de shows
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).