Restauração de igreja que desabou no Pelourinho terá recursos do Novo PAC

Teto da Igreja e do Convento de São Francisco, localizada no Pelourinho, desabou em 5 de fevereiro de 2025

Por Júlia Naomi.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao  Ministério da Cultura (MinC), garantiu recursos do Novo PAC para iniciar a restauração da Igreja e do Convento de São Francisco, localizada no Pelourinho, em Salvador (BA). O anúncio, publicado na última quinta-feira (29), no Diário Oficial da União (DOU), ocorre quase um ano após o desabamento do teto do templo, em 5 de fevereiro de 2025.

Igreja de São Francisco de Assis desabou no Pelourinho em fevereiro de 2025. Foto: Codesal

A estimativa de investimento na primeira fase do trabalho é de aproximadamente R$ 20 milhões. Esse valor deve contemplar elaboração de projetos e execução de obras na nave central do templo e no claustro.

Restauração de igreja que desabou no Pelourinho tem recursos do Novo PAC

A inclusão da igreja e do convento nos planos do Novo PAC foi oficializada pelo Comitê-Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (CGPAC). O ato lista a “Restauração da Igreja e Convento de São Francisco" entre as ações que receberão “transferência obrigatória” de recursos do Governo Federal.

Com a resolução, “o Iphan procederá aos processos técnicos de avaliação de todas as necessidades relativas à recuperação do conjunto da Igreja e do Convento de São Francisco, podendo inclusive readequar, futuramente, o valor destinado a esse bem”, afirma o diretor do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais do Iphan, Daniel Sombra. 

Foto: Reprodução

Intervenções emergenciais

Desde março de 2025, a igreja passa por obras emergenciais para estabilizar o teto, com conclusão prevista para março deste ano. Inicialmente previstas para outubro, as intervenções tiveram o prazo ampliado pelo Iphan após a identificação da necessidade de obras mais complexas durante a execução.

Durante todo esse período, o Iphan supervisionou um trabalho meticuloso, que incluiu:

  • remoção dos pedaços do forro que caíram sobre a nave e sua respectiva catalogação; diagnóstico da situação do teto e de sua cobertura; 

  • escoramento de elementos instáveis e reforço da fixação dos elementos remanescentes do teto;
    higienização, tratamento e acondicionamento dos elementos artísticos integrados que se desprenderam, para posterior reinserção ao conjunto;

  • revisão da cobertura, com substituição de aproximadamente 90% das telhas cerâmicas e de parte do madeiramento leve de sustentação, com posterior imunização de todas as peças. 

No total, o Iphan investiu R$ 2,4 milhões nessas intervenções, que exigiram alto grau de conhecimento técnico especializado em cada etapa, principalmente por se tratar de um bem cultural de mais de três séculos, com diversos elementos artísticos integrados que precisam ser preservados. 

“As intervenções realizadas na Igreja de São Francisco exigiram altíssimo grau de especialização técnica, justamente por se tratar de um bem tricentenário, com estrutura complexa e rica integração artística”, destaca o superintendente do Iphan na Bahia, Hermano Guanais.

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Salvador

“O que se conclui agora é uma etapa emergencial fundamental, voltada à estabilização e à segurança do monumento. A partir dela, inicia-se um processo mais amplo, que envolve estudos, diagnósticos aprofundados e projetos, condição indispensável para um restauro responsável. Preservar o patrimônio é, antes de tudo, respeitar o tempo técnico que ele exige", reflete.

Por questões de segurança, a Igreja de São Francisco permanece fechada ao público desde o desabamento. A tragédia deixou cinco feridos e resultou na morte da turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, natural de Ribeirão Preto (SP).

O Iphan ainda avalia quais recomendações serão feitas à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil - Comunidade Franciscana da Bahia, proprietária e responsável pela gestão e preservação do imóvel, após a conclusão dessa etapa de obras emergenciais.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.