Programa municipal reforma 1,2 mil casas no Bairro da Paz

Programa municipal, “Morar Melhor”, entregou mais de 105 casas reformadas no Bairro da Paz, contabilizando 1,277 residências beneficiadas pelo programa

Por Laraelen Oliveira.

O programa municipal, “Morar Melhor” reformou cerca de 1.277 deste a sua criação, nesta segunda-feira (7), A Prefeitura de Salvador entregou mais de 105 casas reformadas, marcando a quarta etapa do programa, que beneficiando famílias que sofriam com a degradação do seu imóvel e a falta de estrutura financeira de transformá-los.

Após a entrega das novas residências reformadas, o bairro passou a ser a área com maior número de casas renovadas pelo programa. Durante a entrega dos imóveis, o prefeito Bruno Reis comemorou a produtividade do evento, que já beneficiou cerca de 56 mil famílias em toda Salvador, durante seus 10 anos de atividade. 

Todas as obras do programa estadual

“O Morar Melhor é um programa que transforma vidas. Aqui no Bairro da Paz, ele já se tornou parte da história das famílias. Só nesta comunidade, reformamos quase 1.300 casas. É muito gratificante ver como iniciativas como essa resgatam autoestima, fortalecem vínculos e garantem dignidade para quem mais precisa”, afirmou o prefeito.

“Muitas pessoas me contam que, antes da reforma, precisavam mudar a cama de lugar toda vez que chovia, porque o quarto molhava. Algumas diziam que chovia mais dentro de casa do que fora. Hoje, vivem com mais conforto, segurança e orgulho do seu lar”, completou.

O programa avalia caracteristicas como a renda familiar, habitação de idosos ou pessoas com deficiência e familias chefiadas por mulheres/Foto: Freepik

Programa Estadual de Morar Melhor 

O programa Morar Melhor, criado em 2015, realiza melhorias habitacionais em residências de famílias em situação de vulnerabilidade social, a partir de reparos estruturais, como troca de telhado, reboco, pintura, instalação de portas, janelas e sanitários. O processo de seleção prioriza critérios técnicos e sociais, como famílias chefiadas por mulheres, presença de idosos ou pessoas com deficiência.

O titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos, comentou que o Morar Melhor se tornou referência nacional, atraindo a atenção de gestores de outras cidades e estados, que vêm à capital baiana conhecer a iniciativa para implantar em seus respectivos municípios. Ele lembrou ainda que o programa beneficia as famílias em todos os âmbitos da vida.

O Morar Melhor foi premiado em 2017 com o Selo de Mérito Especial no Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social/Foto: Valter Pontes

O secretário da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos, argumenta: “Além de melhorar as condições de moradia, o programa tem impacto direto na saúde e na convivência familiar. Em muitos casos, as pessoas tinham vergonha de receber visitas. Hoje, recuperam a autoestima, reativam relações com parentes e vivem com mais dignidade. Temos recebido aqui secretários, prefeitos e até governadores de outros estados, interessados em entender como esse modelo funciona. E tudo isso começou com uma ideia do nosso prefeito Bruno Reis, que soube ouvir as ruas e transformar uma demanda histórica em política pública de verdade”

Para mais obter o edital com todas as informações do programa clique aqui.

Leia também: Exposibram: Salvador recebe segundo maior evento de mineração do mundo

Leia também: China firma acordo que 'rasga' país e conecta litoral do Peru a Ilhéus

Leia também: Empresa chinesa que produz super baterias terá primeira sede na Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.