Grupo Aratu

Aratu On terá transmissão ao vivo da Festa de Yemanjá; veja a programação

O comando da transmissão será dos repórteres Matheus Caldas e Murilo Mota, da TV Aratu

Fonte: Da Redação

Neste domingo (2), a partir das 8h, o Aratu On estará ao vivo no YouTube com a cobertura completa da Festa de Yemanjá, que acontece no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.


O comando da transmissão será dos repórteres Matheus Caldas e Murilo Mota, da TV Aratu. A cobertura no Instagram do Aratu On começará ainda mais cedo, por volta das 5h, com entrevistas, imagens e vídeos da celebração, uma das mais tradicionais e esperadas da capital baiana.


+ Festas homenageiam Yemanjá em Salvador; veja lista


A celebração principal acontece no domingo (2) mas, para os devotos, o cortejo começa no sábado (1º). | Foto: Amanda Oliveira/Salvador da Bahia

A celebração principal acontece no domingo (2) mas, para os devotos, o cortejo começa no sábado (1º). | Foto: Amanda Oliveira/Salvador da Bahia




Programação


A celebração principal acontece no domingo (2), mas, para os devotos, o cortejo começa no sábado (1º). Às 7h, será realizada a abertura do caramanchão, montado ao lado da Colônia de Pescadores Z1. A partir desse momento, os balaios e presentes para Yemanjá já poderão ser depositados no local.  


No domingo, os pedidos e agradecimentos à Rainha do Mar começam logo cedo. Ainda na madrugada, às 2h30, uma celebração a Oxum, orixá das águas doces, será realizada no Dique do Tororó.


Às 5h, uma alvorada de fogos marca a chegada do presente principal, preparado e mantido em segredo pela colônia de pescadores, que será levado ao Rio Vermelho.


Às 7h, será realizada a abertura do caramanchão, montado ao lado da Colônia de Pescadores Z1. | Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Às 7h, será realizada a abertura do caramanchão, montado ao lado da Colônia de Pescadores Z1. | Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS




No bairro, a movimentação atinge o ápice às 15h30, com a procissão marítima. O presente principal, acompanhado por aproximadamente 500 balaios de oferendas deixadas pela população, é levado ao mar em embarcações, enquanto as ruas ficam tomadas por uma multidão de fiéis, simpatizantes e curiosos, todos ansiosos para testemunhar o ritual.


Embora o encerramento oficial do evento religioso esteja previsto para as 18h, a parte profana segue até a noite, com música, encontros e celebrações que fazem da Festa de Yemanjá um dos momentos mais aguardados do calendário cultural e religioso da Bahia.


Siga a gente no InstaFacebook e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.