Geral

Yanomamis baleados por garimpeiros em Roraima passam por cirurgia

Indígenas foram alvos de garimpeiros ilegais. Um terceiro não resistiu e morreu.

Por Juana Castro

Yanomamis baleados por garimpeiros em Roraima passam por cirurgia
Os dois yanimamis da Comunidade Uxiú que foram baleados por garimpeiros ilegais, no Território Indígena Yanomami no último sábado (29/4), passaram por cirurgias e apresentam quadro de saúde estável, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima.
Otoniel Xirixana e Venâncio Xirixana estão internados na UTI do Hospital Geral de Boa Vista, na capital de Roraima. Otoniel teve uma bala alojada no pulmão esquerdo, enquanto Venâncio foi atingido no abdômen e na perna direita. Já um terceiro indígena, Ilson Xirixana, foi atingido na cabeça e não resistiu aos ferimentos, sucumbindo após quatro paradas cardíacas enquanto era tratado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y).
A situação de invasores na TI Yanomami vem de muitos anos e mesmo com todos os esforços sendo realizados pelo Governo Federal, ainda faltam muitas ações coordenadas até a retirada de todos os invasores do território. Solicitamos reforço do Ministério da Justiça para investigação da PF sobre este caso", declarou o Ministério dos Povos Indígenas em nota.
No último domingo (30/4), foi enviado ao território Yanomami uma comitiva para reforçar a Força-Tarefa de emergência que segue na localidade.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.