Vereador incentiva morte de cachorros durante sessão e Leo Prates pede que ele seja expulso do PDT
Vereador Leo Mota falou que parabenizaria quem matasse um cachorro seu se ele estivesse na rua
O deputado federal Leo Prates pediu que o PDT expulse dos quadros do partido o vereador Leo Mota, da cidade Fazenda Vilanova, no Rio Grande do Sul. Isso porque durante sessão na Câmara do município, situado a 90 km de Porto Alegre, o gaúcho incentivou a morte de cachorros que estejam nas ruas.
"Tem algumas pessoas 'irresponsável' que colocam alimentos 'nas rua' pra 'esses cachorro' andar em bando. Não adianta tratar..." (sic), iniciou o vereador. "Eu, lá na casa da minha mãe, nós temos quatro. Se sair do pátio e incomodar o vizinho, pode matar. E parabenizo quem matou. Tem que ser na casa!", completou Leo Mota.
A declaração foi feita no dia 9 de outubro, mas o caso ganhou visibilidade nessa quarta-feira (1º), mesmo dia em que Prates se manifestou sobre o assunto nas redes sociais.
O ex-secretário de Saúde de Salvador compartilhou o vídeo de Leo Mota e afirmou que irá solicitar oficialmente a expulsão do vereador do PDT, em conjunto com os deputados Josenildo Abrantes, Idilvan Alencar e Eduardo Bismarck. A solicitação será encaminhada à Câmara Municipal de Fazenda Vilanova para adoção das medidas regimentais.
"ESSE VEREADOR TEM QUE SER EXPULSO DOS QUADROS DO PDT! REPUDIO COMPLETAMENTE a fala do vereador [...]. É um ABSURDO, em pleno século XXI, um vereador ter esse tipo de postura. Nossa defesa é pela vida!", escreveu Leo em publicação no Instagram.
Confira abaixo:
Ver essa foto no Instagram
EM TEMPO
Um crime contra animais chocou a cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Sete cachorros foram encontrados às margens da BR-020, nessa quarta-feira (1º), após serem mortos a tiros. Eles também estavam com cordas amarradas nos pescoços.
Procurada pelo Aratu On, a Delegacia Territorial da cidade informou que apura o “crime de maus tratos a animais, com morte do animal”. Guias periciais também foram expedidas.
Vale ressaltar que a Lei 14.064, de 2020, aumenta a pena para quem maltratar cães e gatos. A prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação dos bichos de estimação será punida com reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.
LEIA MAIS: Prefeito de Canavieiras, no sul da Bahia, tem mandato cassado
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!