VERÃO: Veja os cuidados que deve tomar ao realizar procedimentos estéticos e quais os riscos
VERÃO: Veja os cuidados que deve tomar ao realizar procedimentos estéticos e quais os riscos
O verão, uma das estações preferidas do ano, está a pleno vapor. Com céu azul e a temperatura no alto, o local mais desejado pelos baianos é a praia. Para fazer bonito durante essa época, as pessoas recorrem a procedimentos estéticos para “melhorar” a aparência da pele e do corpo. Geralmente, eles prometem um resultado mais rápido, que atenda às expectativas de quem deixou para se cuidar já próximo do início da estação.
Os procedimentos estéticos mais procurados durante o verão são diversos, como bronzeamento artificial, depilação a laser, micropigmentação para as sobrancelhas e a injeção de anabolizante para ganhar massa muscular e ficar com um corpo ao estilo Gracyanne Barbosa.
Apesar da promessa de resultados quase imediatos, é preciso tomar bastante cuidado antes de mergulhar em alguma dessas práticas. Muitas pessoas não procuram inicialmente por um especialista que possa indicar profissionais e locais sérios, e podem ter resultados indesejados. Além disso, existem cuidados que se deve ter antes de realizar algum desses procedimentos, principalmente para quem se expõe ao sol.
O Aratu Online listou algumas das práticas estéticas mais buscadas no verão, e quais os cuidados e riscos que se deve ter para realizá-las. Confira abaixo:
BRONZEAMENTO ARTIFICIAL
Para ficar com um corpo dourado, “da cor do pecado”, muitos baianos – principalmente mulheres -, recorrem à sessões de bronzeamento artificial. Apesar de algumas horas no sol proporcionarem aquela “marquinha” de bíquini, o resultado da exposição às vezes não é o esperado, especialmente para quem tem a pele mais clara.
Ironicamente, o procedimento artificial dá um tom mais “natural” ao bronzeado, e é uma das práticas mais buscadas durante esta época de exibição de corpos. Em Salvador, várias clínicas de estética oferecem este tipo de atendimento, no entanto, especialistas alertam para efeitos colaterais. O fato do bronzeamento artificial utilizar raios UVA e UVB pode trazer consequências, como câncer de pele, envelhecimento e queimaduras. Por isso, deve ser feito em um local de confiança e que atue de forma regularizada.
A profissional Daniela Santiago trabalha com procedimentos estéticos em Salvador, no Centro Estético Danielas. Entre as ofertas, o espaço oferece uma novidade: o bronzeamento artificial a jato. “O bronzeamento a jato é o mais indicado pelos médicos, por não provocar danos para a saúde. Um aparelho solta um jato de tinta que pinta todo o corpo. A aplicação dura cerca de 20 minutos, e o bronze no corpo dura de sete a doze dias”, explica ela.
Para realizá-lo, é necessário tomar alguns cuidados antes e depois. “Antes da aplicação, o corpo tem que estar limpo, e depois, tem que evitar tomar banho de piscina, por causa do cloro, já que se trata de uma pintura. Também tem que evitar muitos banhos por dia”, completa a profissional. Por isso, quem opta por fazer o bronze a jato durante o verão, deve seguir com atenção as sugestões, e recusar aquele convite pra um banho de piscina no final de semana. Tomar um sol de leve, pode.
MICROPIGMENTAÇÃO
A micropigmentação em sobrancelhas virou uma das práticas “queridinhas” das mulheres. Para quem tem a sobrancelha com falhas de pelos, o procedimento é ideal: ele consiste em implantar pigmento na camada subcutânea. Diferente da tatuagem, a tinta atinge apenas a segunda camada da derme, por isso, tem prazo de validade, com duração média de 8 a 14 meses. “É considerada uma maquiagem semidefinitiva”, diz a esteticista Acácia Ribeiro, que realiza procedimento em uma clínica de estética em Feira de Santana.
Apesar de ser uma boa opção, antes de fazer o procedimento é necessário tomar algumas precauções. “Os cuidados são muitos”, esclarece Acácia, “você não pode fazer e ir tomar sol imediatamente, ou banho de mar e piscina. Não pode aplicar nenhum produto estético na área que foi trabalhada, nem maquiagem, e deve usar uma pomada cicatrizante por, pelo menos, uma semana, três vezes ao dia”, completa.
O serviço é bem mais procurado durante esta época do ano, mas Acácia indica que seja feito apenas se a pessoa tiver a intenção de seguir essas recomendações. “Se a pessoa quer ir à praia curtir o verão, é bem melhor que ela deixe para depois”. Outro cuidado necessário se refere à aplicação da tinta, já que algumas pessoas podem ter uma reação alérgica.
“É possível acontecer, por isso, antes é necessário fazer uma ficha para analisar se a pessoa já teve ou tem alguma alergia. Por exemplo, quem já teve alergia à tinta de cabelo ou henna, precisa ter atenção dobrada, pois tem tendência a ter reação. Para isso, é indicado fazer uma prova de toque, parecida com o teste de mecha que fazemos no cabelo. Pode ser feito um risco em alguma parte escondida do corpo, como por exemplo, atrás da orelha, e aguardar para ver qual será a reação”, diz Acácia. E os cuidados não param por aí: “É preciso observar também se a pessoa tem tendência a ter queloide, por causa da cicatrização”, conclui a profissional.
DEPILAÇÃO A LASER
Outra prática que tem uma procura maior durante o verão é a depilação a laser, que promete eliminar os pelos de algumas regiões do corpo de forma definitiva. Em Salvador, o procedimento tem sido bem requisitado, e por isso o aumento de espaços específicos de depilação a laser.
A fisioterapeuta Bruna Paraense atua na Espaçolaser, unidade Salvador. A rede é a maior do ramo no país. A especialista conta que, durante esta época, a procura pela técnica tem sido maior. “Trabalhamos com 10 sessões, pois observamos um resultado mais satisfatório. Geralmente, o paciente precisa retornar com um intervalo de 45 dias e precisa estar com pelos na região onde deseja fazer a depilação, para que a gente consiga aplicar o laser”, diz ela.
Bruna ressalta que, para realizar o procedimento, a pessoa não pode estar bronzeada. “O laser é atraído pela melanina, então quando a melanina está muito ativa na nossa pele, o risco de queimadura é grande”, esclarece. A profissional conta ainda que as regiões de depilação mais procuradas pelas mulheres é a axila e a virilha, e os homens, a área da barba, costa e peito.
Durante o verão, a pessoa que realiza a depilação a laser deve tomar muito cuidado com o sol: é indicado que ela evite a exposição durante pelo menos sete dias após o procedimento. A atenção deve ser maior, mas, para quem adora ir à praia, a prática pode cair como uma luva, já que desde a primeira sessões os pelos demoram mais para crescer, ou seja, não é necessário se preocupar tanto em apará-los antes de sair de casa.
LEIA MAIS: ?Beber mais água?, alerta nutricionista sobre alimentação no verão; Veja outras dicas
INJEÇÃO DE HORMÔNIO
Pouco antes do início do verão, as academias de musculação começam a receber novos adeptos, em busca da melhor forma para a alta estação. Mas conquistar um corpo bem torneado demanda tempo, e às vezes, as pessoas querem resultados mais imediatos. Para isso, recorrem à procedimentos rápidos e até perigosos, como a injeção de anabolizantes. A prática não é novidade, e é um dos procedimentos estéticos mais procurados.
Os anabolizantes são compostos de hormônios e representam uma alteração dos níveis normais do corpo. São indicados para quem quer ganhar músculos mais facilmente e diminuir as taxas de gordura corporal, alinhando o medicamento aos exercícios físicos. Apesar disso, muitos profissionais da educação física são contrários ao uso.
O educador físico Marcus Paulo, membro do Conselho Regional de Educação Física da Bahia, diz que, mesmo que o uso do injetável traga realmente resultados rápidos, sua ação pode ser nociva para o corpo. “As reações podem ser variadas. Tem pessoas que utilizam anabolizante há décadas e nunca tiveram nada severo, ou tiveram reações muito tênues, como acne ou queda de cabelo. Mas não há como prever esses danos; o medicamento entra na sua corrente sanguínea e pode afetar diversos sistemas, como fígado, que é um dos mais prejudicados”, conta ele.
Sobre a injeção realizada por mulheres, o educador físico esclarece ainda que as reações podem ser ainda mais prejudiciais. “A maioria dos anabolizantes é composto de testosterona, que é um hormônio masculino, e quando a mulher passa a tomar, ela adquire características masculinas, e aí pode ter aumento de pelos, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris e aumento da agressividade”, diz.
Marcus também deixa claro que a injeção do anabolizante feita pela própria pessoa, sem o atendimento de um profissional, não é uma boa ideia. “Quando eu faço o uso de algo com o acompanhamento de um profissional, eu diminuo a margem de erro e a insegurança sobre esse hormônio. Mas, ainda assim, os riscos existem”, ressalta.
Foi o caso da estudante de fisioterapia, Camila Lima, 23 anos, que fez o uso de apenas uma dose do hormônio Deca, mas sofreu efeitos colaterais. “Um colega estudante de educação física que eu conhecia me falou sobre a Deca e ele mesmo me vendeu e aplicou. Seriam 4 doses durante um mês, uma dose por semana. Porém, senti um desconforto na primeira dose que tomei, uma certa ardência no local da aplicação, e depois formou um abcesso indolor”, conta ela, que, assim como a maioria das pessoas, esperava ganhos de massa mais rápidos em menor período.
“Após 15 dias mais ou menos, começaram a surgir os efeitos negativos. Minha voz ficou muito rouca, surgiram muitas espinhas no meu rosto, e nasceram muitos pelos, inclusive no rosto”, acrescenta a estudante, que parou com o uso logo após a primeira dose. Como o produto pode provocar diversos efeitos colaterais e tem uma dosagem forte, ele só pode ser vendido com receita médica e os interessados devem fazer as aplicações com a ajuda de um profissional.
LEIA MAIS: Número de crianças perdidas na praia aumenta com a chega do verão; Saiba alguns cuidados
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.
*Publicada originalmente às 6h