Veja cidades da Bahia que podem sumir do mapa caso PEC seja aprovada:

Veja cidades da Bahia que podem sumir do mapa caso PEC seja aprovada:

Por Da Redação.

Veja cidades da Bahia que podem sumir do mapa caso PEC seja aprovada:reprodução/Facebook

Dez municípios baianos estão correndo o risco de deixar de existir caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo entregue na ultima terça-feira (5/11) pelo  Presidente da republica, Jair Bolsonaro presidente do Senado Davi Alcolumbre, seja aprovada.

De acordo com  a  (PEC) do Pacto Federativo, municípios com menos de 5 mil habitantes e com arrecadação menor que 10% da receita total passarão a fazer parte de um município vizinho.  As vésperas de eleições municipais, um dos  intuitos da PEC é restringir a criação de novas prefeituras. Além disso, a lei acabará com a disputa judicial em torno da Lei Kandir, ao estender a transferência de royalties e participação especial do petróleo para todos os estados e municípios. 

Leia mais: Governo propõe extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes; entenda 

As cidades seriam selecionada por meio de dados coleatos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE),  já em 2020, e PEC passaria a vigorar a partir de 2026. Confira abaixo a lista dessas cidades segundo os dados mais recentes do IBGE: 

Gavião 4.463

Aiquara 4.446

Contendas do Sincorá 4.066

Dom Macedo Costa 4.058

Ibiquera 4.044

Lajedinho 3.783

Catolândia 3.577

Maetinga 3.161

LEIA MAIS: Sorteio de Mega-Sena acumulada em R$ 60 milhões acontece nesta quarta-feira   

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.