Vazamento de ácido sulfúrico assusta funcionários no Porto de Aratu; não houve feridos
Segundo a Codeba, a ocorrência ficou concentrada em uma área específica do terminal, e não representa riscos às operações do Porto
Por Lucas Pereira.
Um vazamento de ácido sulfúrico no Porto de Aratu-Candeias, na noite desta terça-feira (9/4), preocupou os funcionários do local. De acordo com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), responsável pelo porto, não houve feridos.
O vazamento ocorreu na área 1 do terminal, destinado à armazenagem de ácido sulfúrico, operado pela empresa holandesa Vopak, que trabalha com produtos químicos. Segundo a Codeba, a ocorrência ficou concentrada em uma área específica do terminal, e não representa riscos às operações.
O ácido sulfúrico é um produto químico com baixa volatilidade (sdasda), e é extremamente solúvel em água. Na indústria, o material é utilizado na produção de fertilizantes, baterias e até papel. Segundo um guia divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o contato com grandes quantidades do ácido pode causar a morte:
“A ingestão de soluções comerciais de ácido sulfúrico provocam lesões graves no trato digestivo e podem levar à morte. O contato direto com as soluções pode produzir lesões na pele, como queimaduras profundas, devido ao poder corrosivo e desidratante do composto”.
Em nota, a Codeba disse ainda que, enquanto Autoridade Portuária na Bahia, vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos, "preza pela segurança nas operações realizadas nos portos sob sua administração, sempre em conformidade com a legislação e com respeito às determinações de todos os órgãos de Controle e Regulação”.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).