Universidade em Portugal abre processo seletivo para ingressos de brasileiros; nota do Enem é critério para seleção

Universidade em Portugal abre processo seletivo para ingressos de brasileiros; nota do Enem é critério para seleção

Por Da Redação.

Universidade em Portugal abre processo seletivo para ingressos de brasileiros;  nota do Enem é critério para seleçãoEduca Mais Brasil

A Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, abriu mais um processo seletivo para o ingresso de brasileiros em seus cursos de graduação. A escolha é feita por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conforme o edital disponibilizado no site da universidade, a terceira etapa do processo se encerrará no próximo dia 20 de agosto. As vagas estão sendo ofertadas para os cursos de Arqueologia, Ciências da Informação, Jornalismo e Comunicação, Direito, Biologia e outros.

Os critérios para participação são: ter concluído o ensino médio, não ter nacionalidade portuguesa ou de algum estado membro da União Europeia, entre outros. Podem ser utilizadas as notas do Enem de até três anos anteriores (2019, 2018 e 2017). A inscrição na UC deve ser feita de forma on-line, na plataforma da instituição, preenchendo o formulário.

A escala de classificação portuguesa é de 0-200, já a adotada pelo Enem é a de 0-1000. Para chegar à pontuação exigida em Portugal é necessário dividir a nota geral obtida no Enem por cinco. A nota de corte, ou seja, a nota mínima para candidatura nos cursos, deve ser consultada no site da universidade. Os resultados serão divulgados no dia 27 de agosto e os selecionados devem realizar a matrícula e inscrição entre os dias 28 de agosto a 11 de setembro. 

Vale lembrar que, diferente do Brasil, embora a UC seja uma universidade pública, os cursos ofertados não são gratuitos. Os estudantes pagam mensalidades ou anuidades para frequentar as graduações. Por isso, é importante conferir informações de valores do curso de interesse e as formas de pagamentos, antes mesmo de se inscrever para vaga.

LEIA MAIS: Juíza condena homem negro a 14 anos de prisão "em razão de sua raça" e advogada classifica decisão como racista

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.