Tecnologia 5G chega a Salvador e mais duas capitais brasileiras; conheça os avanços
As três novas capitais se juntam a São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa, somando ao todo oito cidades habilitadas com a quinta geração de internet móvel.
Nesta terça-feira (16/8), três capitais brasileiras vão receber a tecnologia 5G: Curitiba, Goiânia e Salvador, conforme publicou o Uol.. As três principais operadoras de atuação nacional - Claro, TIM e Vivo - vão ativar suas redes hoje, que vão proporcionar maior velocidade de conexão (capaz de baixar filmes em segundos) e baixa latência (tempo de resposta entre um comando feito e sua execução).
As três novas capitais se juntam a São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa, somando ao todo oito cidades habilitadas com a quinta geração de internet móvel. Ainda de acordo com a publicação, até o fim de setembro, todas as principais capitais devem ativar o 5G.
A data limite era agosto, mas devido ao atraso de equipamentos, a Anatel decidiu postergar. As próximas cidades a receber o 5G devem Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória.
Ainda assim, grupo de estudo da agência considera atrasar ainda mais a estreia do 5G em cidades da região Norte e Nordeste por falta de equipamentos para limpeza de faixa.
A implementação em Curitiba, Goiânia e Salvador dependia de um sinal verde da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que avalia o avanço de cada cidade na instalação de filtros na faixa de 3,5 GHz — a "avenida do céu" por onde passa o sinal do 5G.
Um dos principais critérios para a Anatel liberar o 5G em um local tem relação com a limpeza dessa "estrada" para que o sinal do 5G não atrapalhe o funcionamento das TVs parabólicas. Calcula-se que 10 milhões de famílias no Brasil assistem televisão a partir desse sinal.
O professor do curso de Sistemas de Informação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Humberto Sandmann, lista algumas vantagens observadas coma chegada da tecnologia.
1. Conexões muito mais rápidas
De acordo com o professor, a quinta geração das redes móveis poderá ter downloads de até 20 Gb/s (gigabits por segundo). “A velocidade vai ser tão impressionante ao ponto de você baixar um filme da Netflix em dois ou três segundos”.
2. Baixa latência garantirá comunicação em tempo real
A rede 5G também possibilitará comunicações sem atraso. “Você vai poder manipular coisas em tempo real. Imagine dirigir um Fórmula 1 da sua casa no autódromo de Imola (na Itália) usando óculos de realidade virtual. O delay vai ser tão baixo que vai permitir esse tipo de coisa”, afirma Sandmann.
O especialista também cita um exemplo na área da saúde. “Um especialista em neurociência que está no Japão também conseguirá realizar uma cirurgia em tempo real em um paciente nos Estados Unidos.”
3. Tudo estará conectado
A tecnologia também viabilizará a implementação da Internet das Coisas (IoT). “Com o 5G, a gente espera que algo em torno de 20 bilhões de dispositivos comecem a se conectar à internet em todo o mundo”, comenta o professor. “Tudo estará acessível na internet. Do escritório, será possível acionar a cafeteira em sua casa.”
4. Veículos autônomos e cidades inteligentes
Combinada a tecnologias, como big data, inteligência artificial e IoT, a nova geração de internet também tornará viável os veículos autônomos e as cidades inteligentes, com dispositivos conectados que geram informações para melhorar a vida das pessoas. Humberto cita como exemplo semáforos inteligentes, que podem controlar melhor o fluxo de carros e pedestres e reduzir os congestionamentos nas grandes cidades.
LEIA MAIS: Começa a campanha eleitoral nas ruas do país; confira o que está permitido
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!